Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cinco mudas de Pau-Brasil são plantadas no Parque Taboão

Ação ocorreu em comemoração ao dia desta espécie de árvore.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Cinco mudas de Pau-Brasil são plantadas no Parque Taboão
O Parque Taboão foi escolhido para o plantio para iniciar a recuperação da área degrada por um incêndio

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, no dia 3 de maio, o plantio de cinco mudas de Pau-Brasil, no Parque Ecológico Taboão em Itu. O plantio aconteceu em comemoração ao dia do Pau-Brasil, árvore muito explorada durante a colonização e de atividade econômica significativa do país à época.

Atualmente é muito difícil encontrá-la sendo vista majoritariamente em áreas de plantio e preservação. O Pau-Brasil pode alcançar de nove a dez metros de altura, tem o tronco, galhos e frutos com espinhos e em geral só produz os frutos quando plantada em grupos. As flores são amarelas com tons em vermelho.

O Parque Taboão foi escolhido para o plantio para iniciar a recuperação da área degrada por um incêndio, ocorrido no dia 19 de abril, e que destruiu parte das árvores já existentes no local.

"As atividades desse dia valorizam o Pau-Brasil, árvore que empresta o nome ao nosso país, e o combate às queimadas que cruelmente ferem nossas árvores, causando poluição de forma drástica à cidade. Natureza bem cuidada é igual à qualidade de vida", comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero.

Ainda que esteja acontecendo a campanha de conscientização contra as queimadas, incêndios em áreas verdes e terrenos são bastante comuns nesta época do ano, por isso, a Secretaria de Meio Ambiente orienta para que não sejam realizadas roçagens em terrenos com fogo e que as pessoas não queimem o lixo.

A queimada degrada também o solo sendo preciso preservá-lo para que se conserve a biodiversidade, possibilite o ciclo hidrológico, proporcione a alimentação humana e proteja as águas subterrâneas e superficiais.

A ação contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero e de funcionários da secretaria.
 

Comentários