Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 6 de março de 2015

Captar água das chuvas requer cuidados

Apecs orienta procedimentos para manutenção de reservatórios

O estresse hídrico acionou o sinal de alerta entre a população, que correu para lojas de material de construção para comprar caixas de água. Uma boa parcela dessas compras deve servir para captação de águas da chuva. “A atitude de reaproveitar é muito importante, mas as pessoas devem tomar alguns cuidados”, avisa Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente (Apecs).

Um dos princípios é captar água apenas do telhado e laje, mas nunca a dos pisos. Além disso deve-se dispensar a água proveniente das primeiras chuvas, que arrastam as sujeitas do telhado e trazem os poluentes presentes no ar. “O morador deve utilizar um dispositivo para proteger essa caixa e tirar os resíduos sólidos como folhas, galhos e areia”, orienta Pladevall.

Segundo ele, alguns cuidados básicos também contribuem para melhorar a qualidade da água, como a colocação de compostos de cloro. “É importante ressaltar que essa água só deve ser utilizada para limpeza de pisos, nas descargas sanitárias ou para regar jardins e plantações, mas nunca deve ser destinada para consumo humano”, alerta.

O dirigente orienta ainda proteger o reservatório da luz solar, além de contar com uma saída de fundo para facilitar sua limpeza, quando for necessária. “Outros cuidados também são muito importantes: manter o reservatório longe do alcance das crianças, tampá-lo pra evitar a proliferação do mosquito da dengue e, caso for instalar numa laje, ter a certeza que o local tem estrutura para suportar a carga”, explica.

Histórico

A Apecs foi fundada em 1989 e congrega atualmente cerca de 40 das mais representativas empresas de serviços e consultoria em Saneamento Básico e Meio Ambiente com atuação dentro e fora do país.

Essas empresas reúnem parte significativa do patrimônio tecnológico nacional do setor de Saneamento Básico e Meio Ambiente, fundamental para o desenvolvimento social e econômico brasileiro, estando presente nos mais importantes empreendimentos do setor.

Comentários