Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Brasil Kirin e SOS Mata Atlântica divulgam contemplados em edital

Projetos são para conservação da Mata Atlântica.

Crédito: Patricia Ferreti/SOS Mata Atlântica Brasil Kirin e SOS Mata Atlântica divulgam contemplados em edital
Cinco projetos foram contemplados no edital

A Brasil Kirin e a Fundação SOS Mata Atlântica anunciam as cinco pesquisas contempladas no edital para apoiar projetos acadêmicos voltados à conservação da Mata Atlântica no município de Cachoeiras de Macacu - RJ, onde a empresa possui uma de suas fábricas.

Os projetos ganhadores do edital, aberto em maio deste ano, estão relacionados ao tema “Conservação na Mata Atlântica”, dentro de três linhas: “Mudanças Climáticas”; “Estratégia econômica de conservação”; e “Conservação de Biodiversidade”.

Para Juliana Nunes, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Brasil Kirin, investir na preservação da biodiversidade é fundamental para o futuro da sociedade e localidade na qual está inserida, bem como para os negócios da companhia. “A parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica é uma das principais iniciativas da empresa para garantir a preservação dos recursos naturais e, consequentemente, melhorias para a sociedade”, destaca a executiva.

Rafael Fernandes, coordenador de restauração florestal da Fundação SOS Mata Atlântica, ressalta a importância de parcerias como essa para ajudar na preservação de uma das florestas mais ameaçadas do Brasil. “A união entre pesquisadores, a Brasil Kirin e a SOS Mata Atlântica contribuem para construção de alicerces para as ações futuras na região, gerando conhecimento e norteando o caminho para conservação deste bioma”.

A parceria de sucesso da empresa com a ONG começou em 2007, com a criação do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, em Itu – SP, que realiza pesquisas e projetos em prol da restauração e da conscientização ambiental. Desde sua criação, foram cultivadas, em seus viveiros, aproximadamente 3 milhões de mudas de mais de cem espécies de árvores, usadas na restauração de uma área superior a 857 campos de futebol. Só em 2013, foram produzidas 650 mil mudas.

Confira abaixo a lista dos projetos contemplados:

Instituição do Proponente

Orientador

Proponente

Título do projeto

Universidade Estácio de Sá

Ricardo Finotti Leite

Tomáz da Silva Medeiros

Avaliação da avifauna e da composição e estrutura florística de fragmentos florestais em paisagens fragmentadas da Mata Atlântica (Cachoeiras de Macacu-RJ).

Instituto Vital Brasil

Breno Hamdan de Souza

Beatriz de Castro Correa

Biota Rio: herpetofauna de um fragmento de Mata Atlântica na região de Guapimirim / Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro/RJ -Brasil.

ONG Reserva Ecológica do Guapiaçú (REGUA)

Aline Damasceno

Aline Damasceno

Fenologia e marcação de matrizes em remanescente florestal da área de captação de água da Brasil Kirin: proposta para coleta de sementes como subsídio a projetos de recuperação de áreas degradadas.

UERJ

Prof. Dra. Eugenia Zandoná

Eduardo Francisco da Silva Junior

Efeitos de alterações no uso do solo sobre comunidades de peixes, produção secundária e estrutura trófica das comunidades.

Universidade Estácio de Sá

Ricardo Finotti Leite

Álvaro Rui Falção

Avaliação da Composição, Riqueza e Diversidade da mastofauna não-voadora em fragmentos florestais na região de Santa Fé e São João da Boa Morte (Cachoeiras de Macacu-RJ).


Sobre a Brasil Kirin

A Brasil Kirin, subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, é uma das principais empresas de bebidas do País, com 13 fábricas em 11 Estados e mais de 11 mil funcionários. Suas marcas são distribuídas por 20 centros próprios e mais de 190 revendas para cerca de 600 mil pontos de venda em todo o Brasil. Seu vasto portfólio de bebidas inclui cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas, com as marcas Schin, Schin no Grau, Devassa, Kirin Ichiban, Baden Baden, Eisenbahn, Cintra, Glacial, Água Schin, Fibz, ECCO, Schin Refrigerantes, Schin Tônica, Itubaína, Mini Schin, Fruthos e Skinka. Seguindo padrões mundiais de excelência em manufatura, a companhia desenvolve ações que privilegiam o cuidado e a continuidade dos recursos naturais. A Brasil Kirin é a empresa de bebidas mais premiada no País na metodologia de gestão TPM (Total Productive Maintenance). A Kirin Holdings Company é um grupo global com mais de 46 mil funcionários no mundo, presente em mais de 15 países.

Sobre a SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 27 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 69% da população brasileira.

Leia mais: www.sosma.org.br

Comentários