Sustentabilidade

Publicado: Domingo, 22 de abril de 2012

Bosque Alceu Geribello: um oásis verde no meio da cidade

Um lugar que vale a pena conhecer!

Crédito: Deborah Dubner / itu.com.br Bosque Alceu Geribello: um oásis verde no meio da cidade
Bosque Alceu Geribello: uma janela aberta a todas as pessoas que querem experenciar natureza, qualidade de vida e sustentabilidade

Em pleno Bairro Brasil existe um verdadeiro oásis verde. Trata-se do charmoso Bosque Alceu Geribello, que é também um Centro de Educação Ambiental, destinado a todas as pessoas que querem aprender sobre natureza, qualidade de vida e sustentabilidade. O local é palco de várias atividades que envolvem também cultura, saúde e lazer, como por exemplo, a Feira de Orgânicos realizada aos sábados ou caminhadas organizadas.

Atualmente, conta com uma pista para caminhada com saibro, curva de nível para evitar o acúmulo de água nas raízes das plantas e destruição da pista de caminhada, inventário arbóreo das árvores do local e Centro de Educação Ambiental com salas especiais inseridas no espaço verde, tudo adaptado para portadores de deficiência.

Há também o serviço de Wi-Fi gratuito, disponível em todo o espaço do parque, e muitas mesas e cadeiras para um delicioso descanso, piquenique, leituras ou mesmo para usar o laptop.

Histórico

O Bosque Alceu Geribello foi inaugurado em 1964, tornando-se propriedade pública, pela Lei Municipal 792 de 29/05/1964. Ficou fechado por alguns anos e no dia 10 de junho de 2010 foi oficialmente reaberto, com várias inovações, inclusive com a readaptação de mais de 200 mudas de orquídeas para futuramente transformar o bosque em um orquidário natural.

O nome do parque homenageia Alceu Geribello, quem teve o cuidado de preservar este pedaço da Mata Atlântica, que fazia parte de sua propriedade, quando neste espaço foram realizados os loteamentos dos quais se originaram o Bairro Brasil.

Educação Ambiental

O Bosque é também um Centro de Educação Ambiental que proporciona várias atividades para crianças e escolas, mediante agendamento. “Ensinamos sobre animais, plantas, fazemos atividades como cobra-cega ambiental, plantio simbólico e até a hora da merenda é uma oportunidade de ensinar sobre reciclagem”, explica o monitor Jefferson do Espírito Santo, que trabalha no bosque aos finais de semana.

Tudo no parque é reaproveitado. Há inclusive uma máquina de moagem dos galhos e folhas que viram compostagem, explica o monitor.

Uma Biblioteca Ambiental também integra o bosque, com material catalogado por temas como jardinagem, agricultura, fauna, flora, lixo, etc. De acordo com as funcionárias Lucia Angelo Vecchi, que trabalha no bosque e Simone Santana, que é responsável pela catalogação, esse material é muito usado não apenas pelas crianças, como também por estudantes e pesquisadores, inclusive para pós-graduação.

Quem conhece volta. E quem nunca foi, aí vai a dica: visite e encante-se!

Centro de Educação Ambiental – Bosque Alceu Geribello
Local: Rua Niterói, 133 - Bairro Brasil
Visitação: Segunda a Sexta-feira, das 8 às 17h / Sábado e Domingo, das 8 às 12h
Entrada Gratuita
Mais informações: (11) 4023-2711 ou [email protected] 

Comentários