Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 24 de julho de 2015

Atividades marcam aniversário de 20 anos do Parque do Varvito

Data teve seminário, homenagens e lançamento de revista.

Crédito: Juca Ferreira Atividades marcam aniversário de 20 anos do Parque do Varvito
Prof. Antonio Carlos Rocha-Campos celebra aniversário do Parque do Varvito

Veja as fotos desta notícia no Flickr

No dia 23 de julho, o Parque Geológico do Varvito completou 20 anos de fundação. Para celebrar a data, diversas autoridades, geólogos, estudantes e professores da USP, Unicamp e Unesp, além de turistas e cidadãos ituanos participaram de atividades na sede do parque.

Todos foram recebidos pelo prefeito Antonio Tuíze e a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero. Houve o seminário “20 anos do Parque Geológico do Varvito” com o palestrante Prof. Dr. Celso Dal Ré Carneiro, do Instituto de Geociências da Unicamp, e homenagens aos funcionários mais antigos do parque e também ao Prof. Antonio Carlos Rocha-Campos, do Instituto de Geociências da USP, reconhecido geólogo, pioneiro no reconhecimento da rocha varvito e um dos atores mais envolvidos na transformação da pedreira em parque em 1995.



O prefeito de Itu também assinou convênio entre a prefeitura e a Unesp, que estabelece e regula programa de cooperação acadêmica entre estas duas entidades. Na sequência, o público participou do lançamento da revista comemorativa pelo aniversário do parque. Publicação de caráter pedagógico, produzida pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Unesp (Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro). Além desta versão impressa, uma versão digital está disponibilizada no hotsite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (www.itu.sp.gov.br/meioambiente). Clique aqui para ver a revista!

A partir desta sexta-feira, o Plaza Shopping Itu sedia a exposição fotográfica “Revele seu Amor pelo Varvito”. Uma seleção de fotos enviadas por frequentadores do parque também para celebrar o aniversário do local.

As atividades comemorativas continuam neste final de semana. No sábado e no domingo, 25 e 26 de julho, às 10h, às 14h e às 15h30, acontece a oficina “O Mundo das Rochas”, com a facilitadora Alexandra Fernandes Oliveira do Instituto de Geociências da Unicamp. A entrada é franca e a atividade é para todas as idades.

O Parque Geológico do Varvito fica na Rua Parque do Varvito, 400 – Parque Nossa Sra. Candelária.

Comentários