Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 23 de maio de 2016

Alunos da Escola Cícero transformam material reciclável em brinquedos

Projeto de sustentabilidade fará doação a instituições de caridade

Crédito: Divulgação/Escola Cícero Alunos da Escola Cícero transformam material reciclável em brinquedos
Estudantes durante a confecção dos brinquedos feitos com material reciclável

Por Jéssica Ferrari

Aprender com a sustentabilidade. Essa é a ideia do projeto desenvolvido por alunos e professores da Escola Estadual Cícero Siqueira Campos, em Itu, desde o final do mês de abril. A iniciativa partiu da professora Carol Matias, com o objetivo de conscientizar os estudantes, reduzindo custos e despesas da própria escola.

O projeto foi divido em etapas e realizado com os alunos do Ensino Médio e Técnico. Para incentivar a preservação do meio ambiente, eles tiveram que pesquisar e arrecadar materiais recicláveis que seriam descartados, e transformá-los em brinquedos.

Foram montados então bilboquês, vai e vem, jogo de boliche, jogo da velha, jogo de damas, jogo da memória, jogo das argolas, tabuleiro geográfico, jogo dos estados e capitais, peteca, dominó e binóculos. E com os materiais que sobraram foram feitos porta trecos. Todos os brinquedos confeccionados serão doados a instituições de caridade.

“É nítido ver o interesse dos alunos em ajudar o próximo, o envolvimento foi muito além de ajudar o planeta, e partiu para ajudar crianças que não tem a oportunidade de ter brinquedos. Além disso, eles mesmos descobrem brinquedos tão legais e esquecem um pouco os jogos e celulares. Muitos decidiram fazer o mesmo brinquedo para si”, conta Carol.

As paisagens da escola também ganharam novos ares, através do projeto. Os estudantes realizaram a revitalização de alguns espaços, plantando mudas e confeccionando tabuleiros geográficos. Foi realizada ainda conscientização sobre os efeitos da intervenção do homem na natureza. “Gosto de envolver os alunos com assuntos reais e sempre levo notícias para que eles saibam o que está acontecendo no mundo e mostro a relação entre homem e meio ambiente”, explica a professora.

Para Carol, o trabalho em equipe é a parte mais interessante da ação, pois salas que não se gostavam trabalham juntas pelo mesmo interesse, e alunos que não se dão bem se ajudam. E alunos que nunca apresentaram um rendimento satisfatório se mostram os mais envolvidos. “Em minha opinião, esse tipo de projeto deveria ser incluso em todas as escolas, pois prepara os alunos para vida, e ajuda a termos futuros adultos mais conscientes e mais humanos”, afirma.

As etapas do projeto realizado pelos alunos da Escola Cícero também estão registradas na página "Aprendendo com sustentabilidade", criada no Facebook.

Comentários