Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 28 de julho de 2016

Abertas inscrições para o projeto "Aprendendo com a Mata Atlântica"

Escolas, grupos, ONGs e outras instituições podem participar.

Crédito: Divulgação/SOS Mata Atlântica Abertas inscrições para o projeto "Aprendendo com a Mata Atlântica"
A visita de cada turma dura três horas e é composta por uma sequência de atividades interativas

Escolas e grupos organizados já podem se inscrever para participar do projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica” no segundo semestre de 2016. As escolas e organizações participantes terão atividades de educação ambiental e estudo do meio em visitas realizadas a partir de agosto, no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, localizado em Itu. A iniciativa é da Fundação SOS Mata Atlântica, com apoio da Brasil Kirin.

Podem se inscrever escolas e grupos de estudantes do ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, além de ONGs e outras instituições.

As visitas das turmas podem acontecer pela manhã (das 8h30 às 11h30) ou à tarde (13h30 às 16h30). É oferecido transporte gratuito para as escolas públicas de Itu e Salto; também é fornecido lanche a todos os participantes.

As escolas e grupos interessados deverão preencher a ficha de pré-inscrição disponível no link http://goo.gl/forms/sAJcWfH6yhr50S4B3 de 27 de julho até 8 de agosto de 2016. Cada grupo pode ter um mínimo de 20 e um máximo de 45 pessoas. As instituições selecionadas serão informadas por e-mail no dia 12 de agosto de 2016.

A iniciativa visa sensibilizar alunos, educadores e demais visitantes para questões ambientais, por meio de atividades lúdicas e interativas. Outro objetivo é mostrar a importância da Mata Atlântica, mostrando que os visitantes moram em regiões que fazem parte dessa floresta e dela dependem para a qualidade do ar e da água.

Sobre o projeto e as atividades

A visita de cada turma dura três horas e é composta por uma sequência de atividades interativas. Os visitantes conhecem o Centro de Interpretação, onde são estimulados a entender a importância da relação entre ambiente urbano e floresta, podendo assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável de ambos os espaços. Já a Trilha na Mata usa a metodologia de Vivências na Natureza para despertar os sentidos, buscando sempre um envolvimento maior com a floresta. O visitante também explora a infraestrutura do viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica.

O Projeto Aprendendo com a Mata Atlântica realiza ações de educação ambiental desde 2010 e já recebeu cerca de 33 mil estudantes para atividades de estudo do meio, além de promover cursos de formação de educadores e capacitação de monitores para estas atividades.

Comentários