Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 27 de maio de 2015

27 de maio: Dia Nacional da Mata Atlântica

O que você pode fazer para ajudar na preservação?

27 de maio: Dia Nacional da Mata Atlântica
Campanha da SOS Mata Atlântica convida você para ser a raíz desta causa

No dia 27 de maio celebramos o Dia Nacional da Mata Atlântica. Aproveitamos esta data para lembrar que a cidade de Itu e região respiram o ar dessa mata, dotada de uma biodiversidade de encher os olhos de qualquer pessoa, biólogo, ambientalista, criança, brasileiro ou turista estrangeiro. Afinal, quem consegue passear pela Estrada Parque e não se encantar com a variedade de fauna e flora que ela nos oferta?

A nossa Mata Atlântica é de fato um importantíssimo pulmão para o Brasil, mas como será que anda sua preservação? E o que você pode fazer para ajudar esta causa, que é de todos? Convidamos nesta data à uma reflexão sobre o cenário atual desta nossa riqueza, que há cada dia gera lutas para que se mantenha em pé e viva.

Apoie projetos da SOS Mata Atlântica!

A Fundação SOS Mata Atlântica possui diversos projetos em defesa da Mata Atlântica, do mar e da qualidade de vida nas cidades. Seu trabalho é fundamental nesta luta e sua ligação com Itu aproxima ainda mais você desta missão.

O projeto "Aprendendo com a Mata Atlântica” é organizado em parceria com a empresa Brasil Kirin, desenvolvido no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica, localizado no km 118 da rodovia Marechal Rondon, em Itu. É direcionado a estudantes do Ensino Fundamental I e II, Médio, Técnico e Superior, além de outros grupos de visitantes. Então, atenção professores! Esta é uma oportunidade de ampliar o aprendizado de seus alunos e ajudar a aumentar a conscientização sobre a importância da natureza.

E para que esse e outros projetos continuem sendo realizados, você pode ajudar apoiando a luta da SOS Mata Atlântica. Clique aqui e veja como!

Fique por dentro!

Conhecimento é poder, e pode ajudar a Mata Atlântica! Foi lançada este mês a revista Conhecimento, produzida pela Fundação SOS Mata Atlântica. O material tem a proposta de ser anual e sua primeira edição reúne artigos de especialistas da ONG. Acesse a revista, divulgue e boa leitura: http://bit.ly/rev_conhecimento.

Você também pode acompanhar a opinião de profissionais da causa através da publicação direta no site da Fundação. Os textos discutem assuntos do cenário atual, questões emergentes e trazem importantes informações para você ficar por dentro do que acontece ao seu redor e pode mudar sua vida.

Plante uma árvore hoje!

Quer transformar o seu ambiente em um lugar com mais qualidade de vida? Seja você mesmo parte dessa transformação: aproveite a data e plante uma árvore hoje! Além de nos proporcionar aquela sombra que refresca e alivia, as árvores trazem inúmeros outros benefícios. Saiba mais e veja dicas para plantar a sua!

Não tem tempo para colocar a mão na terra? Não tem problema, ainda assim você pode ajudar! Com uma ampla rede de parceiros, como viveiros de mudas, empresas patrocinadoras, ONGs e, principalmente, internautas e proprietários de terras da Mata Atlântica, o projeto “Clickarvore” promove a recuperação da floresta com a participação direta dos cidadãos. A ideia do programa é estimular as pessoas a plantarem mudas pela internet.

Em 2010, o Clickarvore comemorou 10 anos e ganhou uma nova estratégia: cada clique de internauta passou a valer um voto para definir as regiões onde serão plantadas as mudas doadas pelos parceiros do programa. E o proprietário de terras, além de receber as mudas e a orientação técnica, recebe benefícios após 3 anos caso a restauração florestal promovida traga resultados reais para a biodiversidade. Basta um clique e você já estará ajudando. O planeta Terra agradece!

Denuncie!

Denunciar também é uma forma de lutar à favor da Mata. Acreditando que a agressão ao meio ambiente atinge a nós mesmos, a Fundação SOS Mata Atlântica divulga uma lista de orgãos para denunciar irregularidades ambientais. Confira! A fiscalização e a conscientização tem sido apontadas como importante estratégias para o enfrentamento dos problemas que afetam o meio ambiente, e como o nosso planeta é enorme, a sua voz faz toda a diferença nesta luta.

Divulgue a causa ambiental!

A Fundação SOS Mata Atlântica lançou um aplicativo no Facebook que ajuda o internauta a divulgar a causa ambiental. Com o conceito “Seja a Raiz da Nossa Fundação”, o aplicativo permite que os usuários deixem os seus nomes na raiz de uma árvore desenhada para representar a ONG, ao mesmo tempo em que divulgam o seu apoio e a imagem da campanha nos seus perfis da rede social. Saiba mais!

Doe amor!

Alguém disse que o amor move o mundo, mas será que há amor o bastante para continuar? E se houver, para onde o mundo está sendo direcionado? Estas e outras reflexões são emergentes quando o assunto é o meio ambiente.

Atualmente restam apenas 8,5% da área original da Mata Atlântica, tornando esse um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. Os dados mostram que é emergente a mudança nas atitudes do ser humano. É preciso urgentemente aumentar a conscientização, gerando novos soldados para esta luta que é de todos.

Por isso doe amor à Mata Atlântica, transmitindo sua importância para as pessoas ao seu redor, passando às novas gerações ferramentas para que elas possam mudar esse cenário, direcionando o mundo para um futuro melhor.

Dados atuais

Segundo dados do IBGE, no Brasil são mais de 145 milhões de habitantes vivendo em 3.429 municípios com Mata Atlântica. A

Comentários