Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 29 de junho de 2015

Transplantados estão mais sujeitos a infecções graves no inverno

Especialistas dão orientações para evitá-las.

O inverno chegou e os pacientes transplantados precisam estar mais atentos com a saúde. O uso de medicamentos para evitar a rejeição dos órgãos diminui as defesas do sistema imunológico e aumenta o risco de infecções como gripes, resfriados e pneumonias.

O Hospital de Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) faz um alerta para os principais cuidados neste período de baixas temperaturas (veja orientações abaixo).

De acordo com o hepatologista e coordenador de transplantes de fígado da unidade, Carlos Baía, com o clima mais frio ocorre um aumento da circulação de doenças infecciosas, principalmente respiratórias.

“Lavar as mãos, manter a casa e o local de trabalho sempre limpos são essenciais. Nesta época, orientamos para que evitem locais fechados, com grandes aglomerações para impedir o surgimento de infecções graves”, enfatiza o especialista.

Os transplantados também devem atualizar sua carteira de vacinação para que sejam imunizados principalmente contra o vírus da gripe A H1N1 e outros vírus influenza como o A (H3N2).

“É necessário que o paciente procure seu médico e solicite informações sobre quais vacinas devem ser atualizadas, pois as aplicações variam conforme cada caso”, reforça o nefrologista responsável pelo transplante renal, Diogo Medeiros.

Cuidados para os transplantados no inverno:

- Afaste-se de pessoas que estejam com sintomas de gripe;

- Lave as mãos com água e sabão ao entrar em sair de locais públicos como metrô, ônibus, restaurantes. Repita o gesto em todos os ambientes, no trabalho ou em casa diversas vezes ao dia;

- Alimente-se bem, adotando uma dieta rica em frutas, verduras e legumes;

- Ao sentir-se resfriado, procure um médico com urgência. Evite que a doença fique mais forte ao longo dos dias;

- Procure evitar lugares com grande concentração de pessoas em lugares fechados, como ônibus, metrô, cinemas etc.;

- Evite ambientes climatizados. Tanto no trabalho como em casa, evite o uso de aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado;

- Procure hidratar-se bem, ingerindo água e sucos de frutas.

Comentários