Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 16 de abril de 2014

Teatro encerra atividades para celebrar o Dia Mundial da Saúde

Peça abordou a qualidade de atendimento aos portadores de DST

Crédito: Prefeitura de Itu Teatro encerra atividades para celebrar o Dia Mundial da Saúde
Peça teatral "Família Silva"

A encenação da peça teatral “Família Silva” encerrou, na noite de 11 de abril, as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, para celebrar o Dia Mundial da Saúde. A peça, que mostra uma família de classe baixa e de poucos conhecimentos que se vê abalada pela notícia de que todos devem procurar por auxílio médico, pois podem estar infectados pelo vírus HIV, foi apresentada no auditório do Centro de Formação dos Professores.

O objetivo é enfatizar a importância da qualidade de atendimento e da necessidade de aconselhamento e acolhimento adequados aos portadores de DST/Aids, conduta que deve ser adotada por profissionais da área da saúde. No mesmo evento, profissionais do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) entregaram folhetos orientativos e preservativos masculinos e femininos.

Também na sexta-feira, a enfermeira oncológica Camila Alfieri ministrou palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama e Próstata, nas dependências do Centro de Referência da Mulher. Outras atividades foram desenvolvidas como orientações realizadas pela equipe de fonoaudiologia e teste com “bafômetro do cigarro” por profissionais da ONG + Vida.

Durante a programação especial, outras ações ocorreram. Nos dias 7 e 8 de abril, nas dependências da prefeitura, houve orientação da voz pela equipe de fonoaudiologia da Secretaria Municipal da Saúde. No dia 7, no Centro de Referência da Mulher, a médica oncologista Melissa Fiorentini e a enfermeira oncológica Camila Alfieri ministraram palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama e Próstata.

No dia 8 de abril (Dia Mundial de Combate ao Câncer), no saguão do Paço Municipal, profissionais da ONG + Vida fizeram o teste com “bafômetro do cigarro”. O monoxímetro, também conhecido como “bafômetro do cigarro” ou “fumômetro”, é usado para medir a concentração de monóxido de carbono no ar expirado, avaliando o grau de intoxicação do pulmão. Houve ainda orientação sobre a prevenção ao câncer de mama pelos profissionais do OncoItu.

No dia 9, na sede do Grupo da Melhor Idade, fonoaudiólogas da Secretaria da Saúde fizeram orientação vocal e promoveram Vivência de Voz junto aos idosos que frequentam o Grupo.

Já no dia seguinte, 10 de abril, na sede do Grupo da Melhor Idade, houve palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama e Próstata, ministrada pela médica oncologista Melissa Fiorentini e pela enfermeira oncológica Camila Alfieri. Na mesma data, no Centro Administrativo do Pirapitingui, a equipe de fonoaudiologia realizou orientação vocal; e profissionais da ONG + Vida fizeram o teste com “bafômetro do cigarro”. O monoxímetro, conhecido como “bafômetro do cigarro” ou “fumômetro”, é usado para medir a concentração de monóxido de carbono no ar expirado, avaliando o grau de intoxicação do pulmão.

As atividades de prevenção e orientação, desenvolvidas pela Secretaria ao longo da semana contaram com apoio da ONG + Vida e do Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia (OncoItu).

Comentários