Bem estar

Publicado: Terça-feira, 13 de setembro de 2016

SP promove força-tarefa para coleta de pneus em 310 municípios

Principal objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a ONG Reciclanip e com os municípios do Estado, irá promover entre 12 e  17 de setembro, uma força-tarefa para a coleta de pneus em 310 municípios do Estado.

A ação, que integra a campanha do governo do Estado “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, tem como um dos principais objetivos eliminar possíveis focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Ao todo, haverá 344 pontos de coleta dos pneus espalhados por todo o Estado.

“Para vencermos o combate ao mosquito Aedes aegypti, precisamos unir forças com as diversas estâncias que compõem a sociedade. Por isso, além das parcerias que estamos realizando, precisamos que a população colabore e leve os seus pneus abandonados aos pontos de coleta para que eles sejam encaminhados a um destino correto, inclusive no que se diz respeito à preservação ambiental”, diz David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Além disso, a Secretaria, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e prefeituras, também dará continuidade a realização de mutirões de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em todo Estado.

Foram mobilizados, até o momento, mais de 18,3 mil agentes de saúde e supervisores de 526 municípios para a realização do trabalho de campo durante todos os sábados dos meses de setembro a dezembro de 2016. Haverá, ainda, um reforço com 500 agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), autarquia do governo estadual, que irão auxiliar os profissionais dos municípios.

Os municípios interessados em participar da campanha assinaram um termo de adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados em sua jurisdição.

As ações, programadas pela Sala de Comando e Controle Estadual das Arboviroses, incluem a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

Itu

Em Itu, o recolhimento de pneus inservíveis já é realizado constantemente. Através de convênio, os materiais são encaminhados à Reciclanip realizando a logística reversa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o município de Itu recolhe os pneus inservíveis no pátio da  Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur). De janeiro a julho deste ano, foram coletadas mais de 173 toneladas de pneus. Os pontos de recolhimento são: pátio da Semsur e Regional do Pirapitingui.

Comentários