Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 6 de julho de 2015

Soltar pipa próxima à rede elétrica pode causar acidentes

Também há risco de interromper o fornecimento de energia.

A qualidade do fornecimento de energia elétrica e a segurança da população são preocupações constantes da CPFL Piratininga. A empresa faz diversos alertas para que seus clientes estejam sempre atentos a ações que podem colocar em risco tanto o abastecimento quanto a vida. Entre essas preocupações está o aumento de ocorrências provocadas pelas pipas, especialmente no período de férias escolares. Embora o brinquedo seja aparentemente inofensivo, ele pode se transformar em vilão quando utilizado de forma inadequada. Soltar pipa próxima da rede pode provocar acidentes e desligamentos.

Além dos acidentes, muitas pipas ficam enroscadas nos fios, continuando a causar interrupções nos meses seguintes. Isso ocorre porque a linha, enrolada nos cabos elétricos, se torna boa condutora de energia quando chove. Além disso, o uso do cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) ou da chamada “linha chilena” deve ser evitado. No estado de São Paulo é considerado crime utilizar cerol, e sua formulação pode conter limalha de ferro, que provoca curtos-circuitos e choques elétricos. O ideal é soltar pipas longe da rede elétrica. Se acontecer de o brinquedo ficar preso na rede, a melhor coisa a fazer é dá-lo como perdido. A tentativa de recuperação pode provocar acidentes de grandes proporções, inclusive com vítimas, além de interrupções no fornecimento de energia.

Os desligamentos provocados pelas pipas poderiam ser evitados se alguns cuidados básicos fossem adotados, como brincar somente em praças ou campos, onde não existam condutores elétricos nas proximidades. A CPFL Piratininga, que atende 27 municípios no interior do estado de São Paulo, e Baixada Santista registrou 1.300 desligamentos pela utilização das pipas próximas à rede elétrica, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, com uma média de 102 clientes afetados por ocorrência. Na região de Sorocaba, Itu e Salto, entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, foram registrados 234 desligamentos pela utilização das pipas próximas à rede elétrica, com uma média de 133 clientes afetados por ocorrência, sendo que em junho e julho de 2014 foram registradas 209 ocorrências.

Como soltar pipas com segurança

A CPFL Piratininga realiza constantes campanhas para orientar a população sobre a forma mais segura de praticar a brincadeira. Além de palestras em escolas, a distribuidora de energia também entrega cartilhas, onde entre outras orientações estão dicas de como soltar pipas com segurança:

- Pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica e de preferência em espaços abertos como praças, parques e campos de futebol. Isso evita interferências na qualidade do fornecimento de energia elétrica, serviço telefônicos e em antenas;

- A utilização de “rabiolas” deve ser evitada, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques;

- Utilizar papel alumínio na confecção da pipa é perigoso, pois este material, em contato com os fios, provoca curtos-circuitos;

- Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Subir em telhados ou postes para recuperá-las representa risco de choque, assim como tentar removê-las com canos ou bambus;

- Não é indicado soltar pipas na chuva. Ela funciona como para-raios, conduzindo energia;

- Não é indicado subir nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda;

- Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum, pois podem provocar choques elétricos;

- É necessário ter cuidado com ciclistas e motociclistas. Acidentes acontecem porque as linhas não podem ser vistas.

Soltar pipa usando cerol é proibido por lei. O uso do cerol ou da linha chilena é proibido por lei e pode matar.

Lei Estadual - Nº 12.192, de 06 de Janeiro de 2006 (Estado de São Paulo) - Proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas, sujeitando o infrator ao pagamento de multa no valor de 5 UFESPs e responsabilizando-o penalmente ou aos pais, quando o infrator for menor.

Contato com a empresa também é feito pelo celular ou pela Internet

O acesso do cliente da CPFL Piratininga é facilitado pelo serviço gratuito de atendimento, por mensagens via celular, smartphone e também e-mail. No caso de desligamento, o aviso via celular é simples. O cliente precisa digitar o seu código de cliente – que consta na conta de energia elétrica – e enviar para o número 27304. A central identifica se há falta de energia no imóvel e responde com a previsão para o restabelecimento. Se o cliente solicitar o cadastramento de seu celular, ele recebe o comunicado automaticamente sempre que houver um desligamento.

Canais de atendimento ao cliente CPFL Piratininga:

· Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone)
· Site: www.cpfl.com.br
· SMS: enviar para 27304 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)
· E-mail: [email protected]
· Contact Center: 0800 0 10 25 70 (ligação gratuita)
· Agências de atendimento presencial

Comentários