Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 27 de março de 2015

Sobe para 146 o número de casos autóctones de dengue em Itu neste ano

Dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde em boletim.

Sobe para 146 o número de casos autóctones de dengue em Itu neste ano
Ao apresentar sintomas da doença, a pessoa deve procurar imediatamente um serviço de saúde e se hidratar

A Secretaria Municipal da Saúde de Itu informou nesta sexta-feira, dia 27 de março, através de boletim, que, no período de 1º de janeiro de 2015 até o último dia 25 de março, os casos autóctones (quando a doença é contraída dentro do município) de dengue subiram para 146, enquanto os casos importados da doença foram para 43. Até o dia 18, foram registrados 103 casos autóctones e 34 importados.

Ao apresentar sintomas da doença, a pessoa deve procurar imediatamente um serviço de saúde e se hidratar (tomar de cinco a seis litros de água por dia), recomenda a secretaria. É importante fazer todos os exames solicitados pelo médico, mesmo ao apresentar melhora dos sintomas. A automedicação não é indicada, como no caso de outras doenças, podendo inclusive agravar o quadro clínico do paciente.

Os sintomas da dengue clássica são febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Já os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença acontece quando acaba a febre e começam a surgir os seguintes sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência.

Em caso de dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, aproximadamente 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até não apresentar sintomas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução do quadro para dengue hemorrágica. Esse quadro grave necessita de atenção médica imediata, pois pode ser fatal. 

Comentários