Bem estar

Publicado: Terça-feira, 25 de outubro de 2011

Secretaria da Saúde prorroga prazo da campanha de vacinação contra HPV

A segunda fase será encerrada no dia 27 de outubro.

Secretaria da Saúde prorroga prazo da campanha de vacinação contra HPV
A atriz Bianca Bin é madrinha da campanha

A Secretaria Municipal da Saúde de Itu prorrogou a segunda fase da campanha de vacinação pública contra o HPV oncogênico – “Itu contra o câncer do colo do útero” até o dia 27 de outubro (quinta-feira). A vacinação ocorre das 8 às 17 horas, no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) e no Pronto Atendimento Municipal da Vila Martins.

O secretário municipal da Saúde e médico infectologista Marco Aurélio Bastos ressalta a importância das meninas tomarem as três doses da vacina e pede a colaboração de pais ou responsáveis por elas. Segundo o secretário, esse momento de retorno ao serviço de saúde para a aplicação das doses seguintes necessita de atenção redobrada dos pais ou responsáveis, para que as meninas sejam vacinadas de acordo com o calendário da vacina.

“[...] é importante lembrar que se trata de uma vacina de alto custo e que as meninas nascidas em Itu, dentro da faixa etária correspondente à campanha, têm a possibilidade de se imunizarem gratuitamente. Essas meninas não podem perder essa oportunidade”, ressalta o doutor Bastos.

Meninas nascidas em 2000, na cidade de Itu, que já receberam a primeira dose, devem procurar um dos pontos de vacinação, mediante apresentação da Carteira de Vacinação. A vacina aplicada na campanha de Itu protege as meninas contra os HPVs oncogênicos 16, 18, 31 e 45, responsáveis por mais de 80% dos casos de câncer do colo do útero. Sua aplicação deve ser feita em meninas que, presumivelmente, ainda não iniciaram sua vida sexual e que, portanto, não tiveram contato com o vírus HPV.

O AMI está localizado na rua José de Paula Leite de Barros, 136, centro. O Pronto Atendimento Municipal da Vila Martins está localizado na rua Itagiba Vilaça, s/nº, Vila Martins.

Comentários