Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 12 de agosto de 2016

São Camilo Itu realiza orientações e valoriza doações de leite materno

Atividades celebraram a Semana Mundial da Amamentação.

Crédito: Divulgação/São Camilo Itu São Camilo Itu realiza orientações e valoriza doações de leite materno
Humanização na maternidade e orientações

Com o tema: “Amamentação: Presente saudável, futuro sustentável”, foi realizada a Semana Mundial da Amamentação do São Camilo Itu. O Hospital tradicionalmente comemora a Semana com ações de sensibilização social sobre a importância do leite materno, recomendado como forma exclusiva de alimentação do bebê até os seis meses de vida.

Uma palestra proferida pela Coordenadora de Enfermagem, Carla Lisboa e pelo Enfermeiro da Educação Continuada, Fernando de Mattos destacou os benefícios da amamentação, que evita alergias, doenças respiratórias, diarréia e pode evitar mortes infantis, além de proteger a mãe contra o câncer de mama. Na oportunidade, também foi lembrada a importância da amamentação para preservação do meio ambiente, uma vez que elimina-se o uso de mamadeiras.

O Hospital conta também com um posto de coleta de leite humano que continuamente recebe doações que beneficiam bebês prematuros ou que, por patologias neonatais ficam impedidos de amamentar no peito. Durante a Semana foram homenageadas duas mães que contribuem com essas doações de leite materno, sendo uma das homenageadas a Drª Sabrina Francini, que realiza as doações.

As enfermeiras Ana Volpato e Mariana Angeloti realizaram uma aula sobre Parto Humanizado e expuseram métodos utilizados para acalmar a mãe nesta hora tão importante, com atividades, como massagem, técnicas com a bola do nascimento e outros. A recepção da maternidade foi decorada com plantas cedidas pela Prefeitura de Itu e no setor as mães receberam orientações.

“Mundialmente a Semana é comemorada com o objetivo de chamar a atenção da sociedade de que a amamentação é também um papel de todos, não somente da mãe. O parceiro pode incentivar, ajudar e toda a família, pois o índice de desmame precoce no Brasil ainda é alto e a continuidade da amamentação é fundamental para saúde do bebê”, afirma a gerente assistencial, Giovana Ferrari.

Comentários