Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Reunião define ações do Exército no combate ao Aedes aegypti em Itu

Mobilização foi determinada pelo Ministério da Defesa.

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Reunião define ações do Exército no combate ao Aedes aegypti em Itu
Reunião ocorreu na unidade militar de Itu

O secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, se reuniu no dia 5 de fevereiro com o comandante do 2º GAC L – Regimento Deodoro, tenente coronel Erb Lyra Leal, na unidade militar de Itu, para definir as ações de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti), no próximo dia 13, que deve mobilizar militares das Forças Armadas em mais de 350 municípios brasileiros, segundo determinação do Ministério da Defesa. Em Itu, a ação ocorrerá das 8h às 15h, no dia 13, no Bairro Cidade Nova, localizado na região do Pirapitingui; e também no dia 14, no Jardim Alberto Gomes.

O trabalho será realizado pelos agentes de controle de vetores da prefeitura junto com os militares e promoverá visitas casa a casa, eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientação aos moradores. O Quartel de Itu disponibilizou para essa ação 250 militares, que passarão por treinamento com a equipe do serviço de Controle de Vetores no próximo dia 11 de fevereiro.

“Essa parceria com o Exército é sempre positiva. O índice de recusa para a entrada em residências de agentes de controle de vetores, com a presença de militares, é reduzido. Em outros anos, tivemos ações em conjunto e sabemos que esse será mais um trabalho importante no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, comentou o secretário municipal da Saúde.

A reunião contou ainda com as presenças do capitão Glauco Fabris, do subtenente Airton Parigini e do coordenador do serviço de Controle de Vetores, o biólogo Gilberto de Lucena. Nessa mobilização do Ministério da Defesa, a distribuição do efetivo das Forças Armadas considerou os municípios com maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e os que contam com organizações militares instaladas.

Ministro da Defesa

O empenho do Exército Brasileiro no combate ao mosquito Aedes aegypti foi destacado pelo ministro da Defesa, Aldo Rebelo, durante sua passagem por Itu no dia 3 de fevereiro. Em visita ao Regimento Deodoro, o ministro reforçou a importância dos militares na identificação e na erradicação dos focos do mosquito, confirmando que a ação será âmbito nacional.

Comentários