Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Região Norte do Centro de Itu recebe arrastão contra a dengue

Mais de 1900 imóveis foram vistoriados pela equipe.

Região Norte do Centro de Itu recebe arrastão contra a dengue
A equipe destruiu 88 recipientes e tratou outros 36

A Prefeitura de Itu realizou, nos dias 30 e 31 de janeiro, um arrastão contra a dengue na Região Norte do Centro da cidade. Foram visitados 1.964 imóveis, sendo que 978 destes estavam fechados ou houve recusa. Também foram encontradas larvas em 8 destes imóveis, sendo 3 positivas para Aedes Aegypti.

A equipe destruiu 88 recipientes e tratou outros 36. No tarde do dia 31, o arrastão foi completado com atividade de nebulização com equipamento pesado. A ação, que atende a uma determinação do Ministério da Saúde para todo o Brasil como parte do Plano de Intensificação das Ações de Controle do Aedes Aegypti, foi desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do serviço de Controle de Vetores.

Esse trabalho, realizado nos dois últimos finais de semana, contemplou também o bairro São Judas Tadeu que, juntamente com a Região Norte do Centro da cidade, apresenta maior incidência de casos da doença. O objetivo era intensificar o número de visitas a imóveis e reduzir os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

É importante que a população procure uma unidade de saúde ao apresentar sintomas como febre, coceira, manchas avermelhadas, dores no corpo, na cabeça ou atrás dos olhos. Mulheres gestantes também devem redobrar as medidas de proteção devido ao zika vírus como, por exemplo, uso de repelente especial para gestantes e de blusas e calças compridas, além de manter portas e janelas fechadas ou com telas.

Durante o tratamento de casos positivos dessas doenças, o paciente deve seguir as orientações médicas e realizar os exames indicados independente da melhora do quadro clínico.

Comentários