Bem estar

Publicado: Terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Programa de descarte consciente de medicamentos será lançado em Itu

Inauguração das urnas acontece no dia 3 de fevereiro.

Crédito: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu Programa de descarte consciente de medicamentos será lançado em Itu
As urnas serão colocadas em todos os postos de saúde do município e outros equipamentos públicos

Serão inauguradas no dia 3 de fevereiro (terça-feira) as urnas do Programa Descarte Consciente desenvolvido pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia de lançamento ocorrerá no Paço Municipal, às 10 horas. A iniciativa é promovida em parceria com Eppo Ambiental e com as alunas do curso de Farmácia do Ceunsp, Márcia Gonçalves e Jéssica Galvão.

O programa visa orientar a população sobre a importância do descarte correto de medicamentos que estejam em desuso, uma vez que jogar medicamentos no lixo comum ou na rede pública de esgoto pode agredir o meio ambiente e contaminar a água, além de trazer risco à saúde de pessoas que possam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente devido a fatores sociais ou circunstanciais diversos.

Itu será a primeira cidade do Estado de São Paulo e a terceira do Brasil a implantar o programa em sua rede pública. Apenas as prefeituras de Salvador e Curitiba possuem ações parecidas em seu sistema de saúde.

As urnas serão colocadas em todos os postos de saúde do município, no Pronto Atendimento Municipal (PAM) do Padre Bento e da Vila Martins, no Ambulatório de Saúde Mental da Praça Conde de Parnaíba, na Farmácia de Alto Custo localizada dentro do Paço Municipal e no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI).

Comentários