Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 10 de agosto de 2016

PAM do Parque Industrial inicia suas atividades

Espaço tem capacidade para atender 10 mil pessoas por mês.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br PAM do Parque Industrial inicia suas atividades
Prédio do PAM do Parque Industrial

O Pronto Atendimento Municipal (PAM) do Parque Industrial iniciou suas atividades às 7h desta quarta-feira, dia 10 de agosto. Na mesma data e horário, o PAM instalado no bairro Rancho Grande foi desativado.

O novo espaço tem capacidade de receber 10 mil pessoas por mês. O serviço de pronto atendimento funcionará 24 horas por dia, destinado à ocorrências que não envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente.

Para a acompanhante Tânia Regina de Aquino Joaquim, o início das atividades no PAM do Parque Industrial foi surpresa e ela só descobriu quando chegou ao prédio no Rancho Grande, onde o pronto atendimento estava instalado desde março deste ano. “Eu não sabia e por isso fui no outro”, contou ela que procurou auxílio médico para o marido.

A dona de casa Elisabete dos Santos Silva também não sabia da inauguração e só descobriu quando solicitou uma ambulância para a mãe hoje pela manhã. “Eles avisaram que ela seria levada para o novo PAM. Nós chegamos e já fomos atendidas”, relatou. Para Elisabete, este bom atendimento é importante para a cidade e tem que continuar no futuro.

A boa estrutura e a assistência relativamente rápida também foram ressaltadas pelo supervisor administrativo Marco Antonio da Silveira, que ao passar mal pela manhã, buscou os serviços do novo pronto atendimento da cidade. “Foi ótimo, não tenho do que reclamar”, afirmou. Com o tempo nublado e ventos neste primeiro dia de funcionamento, apenas a porta da recepção do prédio ganhou uma queixa. Para Silveira, ela poderia ser fechada, evitando que as pessoas que aguardam peguem friagem.

A estrutura do PAM do Parque Industrial possui dois pavimentos com postos de enfermagem e prescrição médica, sala de gesso, farmácia, laboratório, posto policial, salas de espera, salas de observação, sala de urgências e consultórios. Os serviços oferecidos à população são: raio x, eletrocardiograma, medicação e reidratação, atendimento odontológico, inalação, coleta de amostras para laboratório, esterilização e sutura/curativo.

Importante para a avaliação elétrica da atividade cardíaca, o eletrocardiograma oferecido no novo PAM ajudou a sogra de Silveira. Ele contou que ela também necessitou passar pelo local nesta manhã e pôde usar o aparelho. “Achei interessante ter eletrocardiograma. Ajuda bem a pessoa a não ter que ficar esperando do hospital, pois já passa por aqui e tem um atendimento adequado”, explica. Para ele, a inauguração foi um grande passo pra Itu na Saúde. “Esperamos que continue cada vez mais avançando”, finalizou o paciente.

O novo PAM fica na Avenida Tiradentes, 980, no Parque Industrial (esquina com a Rua Secondo Appendino) - Itu/SP.

Comentários