Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Outubro Rosa tem início com palestra sobre humanização

Evento ocorreu no Paço Municipal.

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Outubro Rosa tem início com palestra sobre humanização
Palestra sobre humanização em Itu

A abertura oficial da programação do Mês de Prevenção ao Câncer de Mama – Outubro Rosa, na cidade de Itu, teve início na noite de 1º de outubro com uma palestra sobre humanização, ministrada pelo médico Alberto Silva. O evento ocorreu no auditório do Centro de Capacitação de Professores, no Paço Municipal.

Participaram do evento o prefeito Antônio Luiz Carvalho Gomes (Tuíze), o vice-prefeito Neto Beluci, o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro e Silvana Volponi Beluci, esposa do vice-prefeito e que na oportunidade representou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes, entre outras autoridades, profissionais e estudantes da área da saúde.

Realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria da Saúde, com apoio da ONG + Vida – Centro de Apoio ao Portador de Câncer, da OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia e do Plaza Shopping Itu, a campanha Outubro Rosa visa alertar sobre a prevenção ao câncer de mama e conta com programação especial ao longo de todo o mês. Confira a programação completa!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama provavelmente é o mais temido pelas mulheres devido à sua alta frequência e aos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.

Relativamente raro antes dos 35 anos de idade, a incidência do câncer de mama cresce rápida e progressivamente acima dessa faixa etária. Nos países ocidentais, uma das principais causas de morte em mulheres nos países ocidentais é o câncer de mama. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Outro sintoma é o surgimento de nódulos palpáveis na axila.

Comentários