Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Novo prédio do posto de saúde do Jardim Convenção é entregue

Cerimônia foi realizada no dia 6 de dezembro.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu Novo prédio do posto de saúde do Jardim Convenção é entregue
Durante a cerimônia, o prefeito Antonio Tuíze destacou a importância do posto

Na manhã de sábado, dia 6 de dezembro, o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Carlos Vasconcelos Prado”, localizada no Jardim Convenção, foi entregue á população. Durante a cerimônia, o prefeito Antonio Tuíze destacou a importância do posto, o primeiro da cidade de Itu.

“Não vamos parar por aqui, vamos reformar outras quatro UBSs, construir mais três e construir duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para que quem precise utilizar tenha boas condições de ser atendido”, disse. O novo espaço foi idealizado para substituir um antigo prédio, necessidade que surgiu devido ao local ter uma das maiores demandas da cidade pelo serviço.

Com 314,80 metros quadrados de área construída, o novo prédio conta com ambientes ventilados e iluminados, salas de recepção e espera, quatro consultórios clínicos, dois consultórios de ginecologia e obstetrícia com sanitários adaptados, sala de triagem, enfermagem, farmácia, sala de vacinação, espaço para inalação, mini espera com jardim interno (área de luz), expurgo, sanitários adaptados, sala de arquivo/digitação, almoxarifado, além dos ambientes de apoio como copa/cozinha, lavanderia, depósito de material de limpeza e sanitários para funcionários.

O projeto arquitetônico do novo prédio teve um trabalho anterior realizado junto a funcionários e usuários da unidade. Houve também observação de dados e levantamento fotográfico do antigo espaço. A equipe da Secretaria Municipal de Planejamento entrevistou funcionários e usuários, que contribuíram para a concepção do novo projeto.

Esse envolvimento de profissionais e usuários teve continuidade em parceria com o programa “Vamos Fazer Juntos?”, da Secretaria de Planejamento, que prevê a participação da comunidade que reside no entorno do equipamento público para sua concepção, visando inclusive promover um sentimento de pertencimento que contribuirá para um cuidado maior com o espaço.

Diante dessa proposta, houve reunião com a comunidade em agosto de 2013, na sede da Sociedade de Amigos do Setor Noroeste de Itu (SASENO), quando foi apresentado o projeto da construção do novo prédio da unidade antes do início das obras. 

Comentários