Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 20 de março de 2015

Itu já registrou 103 casos autóctones de dengue neste ano

Levantamento da Saúde mostra ainda 34 casos importados.

Crédito: Genilton José Vieira/Fiocruz Itu já registrou 103 casos autóctones de dengue neste ano
85% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão no interior das residências

A Secretaria Municipal da Saúde informou através de boletim nesta sexta-feira, dia 20 de março, que, no período de 1º de janeiro de 2015 até o último dia 18 de março, Itu registrou 103 casos autóctones (quando a doença é contraída dentro do município) de dengue e 34 casos importados da doença.

O boletim informa ainda que o trabalho de prevenção e combate à dengue em Itu ocorre de forma contínua, ao longo de todo o ano, pelas equipes do serviço de Controle de Vetores e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Esse trabalho inclui, entre outras atividades, visitas casa a casa e a pontos estratégicos, bloqueio químico (quando necessário), busca ativa de casos suspeitos, acompanhamento de casos da doença, além de ações educativas.

A equipe do serviço de Controle de Vetores, por exemplo, visita em média 17 mil imóveis/mês. Esse número, segundo a secretaria, é expressivo e necessário, uma vez que estudos apontam que 85% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão no interior das residências.

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde também se reúnem, periodicamente, para avaliar a situação da dengue em Itu e elaborar estratégias para aprimorar ainda mais o trabalho. Novos boletins informativos sobre a dengue serão divulgados semanalmente.

Comentários