Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ganesha terá encontros mensais de Danças Circulares

Primeiro evento será em 23 de maio (sexta) das 9h30 às 11h.

Ganesha terá encontros mensais de Danças Circulares
Os encontros mensais de Dança Circular Sagrada no Ganesha serão com a focalizadora Deborah Dubner

A partir de 23 de maio (sexta-feira) o Ganesha - Escola de Yoga, Terapias Holisticas e Cursos passa a realizar encontros mensais de Dança Circular Sagrada, com a focalizadora Deborah Dubner. Esta é mais uma opção do Espaço para promover saúde e bem estar aos seus clientes e amigos.

“Nas Danças Circulares utilizamos músicas e danças de tradições antigas ou contemporâneas. Desta forma, entramos em contato com os gestuais, ritmos e expressões de cada povo. Os passos vão desde os mais simples até os mais elaborados. Dançamos normalmente de mãos dadas na roda e trazemos à tona o que existe de melhor dentro de nós. As qualidades que exercitamos ao dançar no círculo nos convidam a expandir nossa consciência e atitudes não apenas na dança, mas sim na própria roda da vida. Por esta razão podemos dizer que é também uma atividade essencialmente terapêutica. E o que é melhor: é inclusiva e alegre e acolhe todas as idades, sem necessidade de experiência anterior.” – explica a focalizadora.

Os encontros ocorrerão uma sexta-feira por mês, das 9h30 às 11h. O tema do Primeiro Encontro será: Celebrando a Alegria.

Sobre as Danças Circulares Sagradas

O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência e cuidar de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória, além de entrar em contato com uma linguagem simbólica.

Dançar em roda é uma das práticas mais antigas da humanidade. As Danças Circulares Sagradas, ou Danças dos Povos, resgatam essa prática ancestral e simbólica, através de músicas e danças dos diversos povos, conectando as pessoas de forma lúdica e harmoniosa. As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. O profissional que ensina as danças para os grupos chama-se focalizador.

Cada dança é um convite para conhecer, através do ritmo, melodia e movimentos, a expressão de outra cultura, com seus gestos, posturas e história. Naturalmente, o simples ato de dançar junto aproxima fronteiras, estimulando os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.
Ao mesmo tempo em que a atividade é essencialmente coletiva, é também um convite para o crescimento pessoal, na medida em que convida a novos aprendizados, percepções e desafios. Ao final de cada dança, é comum ouvir aplausos espontâneos, em comemoração à conquista de todos. A alegria brota naturalmente, em uma atividade que promove a integração física, mental emocional e espiritual.

O movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes. De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.

Sobre a focalizadora

Deborah Dubner é psicóloga (PUC-SP) e Focalizadora com curso de Formação Básica em Focalização (2009) e Curso de Aprofundamento com Renata C. Lima Ramos (2012 - TRIOM-SP). É pós-graduada em Danças Circulares pela Unipaz Campinas (2011). Já participou de centenas de cursos com focalizadores internacionais e brasileiros. Atua como focalizadora de Danças Circulares desde 2009, nas áreas de educação, meio ambiente, saúde, cultura e promoção social com crianças, jovens e adultos. Focaliza quatro rodas semanais em Itu, sendo duas para crianças e duas para adultos (Bosque Alceu Geribello e Espaço 31). É criadora do portal www.dancacircular.com.br.

O Ganesha

Situado num bairro tranquilo e de fácil acesso, o espaço Ganesha oferece uma grande gama de opções de Terapias Holísticas para sua saúde, bem estar e autoconhecimento. A casa oferece amplas salas para cursos, atendimentos e encontros, num clima agradável, iluminado e com ótimo astral.

Serviço

Roda Mensal de Dança Circular Sagrada
Tema: Celebrando a Alegria.
Data/hora: 23 de maio (sexta-feira), das 9h30 às 11h.
Local: Ganesha Yoga – Terapias holísticas e cursos - Rua Sergipe, 110 - Bairro Brasil - Itu / SP
Investimento: R$ 20,00 por encontro
Mais informações e inscrições: (11) 2429-2932 ou [email protected] - Vagas limitadas

Leia mais: www.ganeshayoga.com.br

Comentários