Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Evento lembra Dia Nacional de Doações de Órgãos no São Camilo Itu

Ação apresentou o trabalho desenvolvido pela OPO.

Crédito: Arte/Divulgação Evento lembra Dia Nacional de Doações de Órgãos no São Camilo Itu

Em menção ao "Dia Nacional de Doações de Órgãos e Tecidos", celebrado em 27 de outubro, foi realizado no São Camilo Itu uma apresentação do trabalho desenvolvido pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) que passou a ter sede no Hospital por indicação da Secretaria de Estado de Saúde.

A apresentação teve o intuito de esclarecer pontos, como a Organização do Sistema Nacional de Transplantes, o trabalho das comissões nos hospitais e todo o fluxo do processo, desde a identificação do possível doador até a captação. "A equipe atua embasada em todas as legislações e regras da doação de órgãos e a data foi uma importante oportunidade de sensibilizar a sociedade para que se tornem doadores de órgãos e aumente as esperanças de quem precisa", afirma Fabiana Cavalcante, assistente social e supervisora da OPO.

O enfermeiro André Ramos Carneiro do Hospital Israelita Albert Einstein ministrou com uma palestra que sensibilizou todos os participantes do evento com o tema: "Luto e comunicação de más noticias na doação de órgãos". Ele destacou a importância da comunicação de forma humanizada, num momento de tanta dor e sofrimento para as famílias com a melhor forma de abordar os envolvidos.

Com o aumento da sensibilização das famílias o número de doadores no Brasil tem crescido dia a dia e, com ele, o índice de pessoas transplantadas. No ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde, foram realizados em todo o País 23.999 transplantes, maior número da última década, quando foram registradas 12.722 cirurgias.  

Comentários