Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 13 de julho de 2011

"Eu Sou 12 por 8"

Cuide-se! Hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros.

Crédito: Eusou12por8.com.br "Eu Sou 12 por 8"
A página inicial do Eu sou 12 por 8 traz depoimentos dos 14 embaixadores famosos que ajudam na luta pela causa

Por Camila Bertolazzi

Você é 12 por 8? Um estudo divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde aponta que a hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros, ou seja, um quarto da população tem a pressão arterial igual ou superior a 14 por 9. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem sofre de hipertensão e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

Com o objetivo de alertar a população para os perigos dessa doença, a Sociedade Brasileira de Cardiologia criou a campanha humanitária “Eu sou 12 por 8”. E esse será também o tema da série Web do Bem dessa semana. “O grande desafio da campanha é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento”, admitem os médicos-organizadores.

Para isso eles contam com o apoio de 14 famosos que se tornaram embaixadores da causa e trazem, na página inicial do “Eu sou 12 por 8”, depoimentos que ajudam na luta pela causa. "Participar dessa campanha é uma maneira de não só eu me informar, como também informar vocês da importância do controle da alimentação, ingestão de sal que tem que ser bem controladinha, atividades físicas e quem precisa de remédio, se lembrar de tomar o remédio direitinho", afirma o ator Lázaro Ramos.

Você também pode fazer parte dessa campanha. “A arma mais poderosa para combater a hipertensão é a informação. E você pode ajudar a espalhar conhecimento sobre essa condição entre as pessoas”, afirmam os organizadores. Para isso, o “Eu sou 12 por 8” disponibiliza uma página com kits digitais para fundo de tela e ícones para que qualquer pessoa possa divulgar a campanha nas redes sociais.

Outro ponto alto do site são as informações sobre as causas e como evitar a hipertensão através de uma pirâmide em formato de coração.

CAUSAS

“Coração é pulso, é amor, é vida, o responsável por tudo. Por isso precisamos cuidar dele. Espero contribuir para que as pessoas se cuidem mais", declara a atriz Guilhermina Guinle. A mensagem do vocalista Samuel Rosa, do Skank, também é simples e direta. "Precisamos nos engajar nessa causa e chacoalhar as pessoas para que tomem uma atividade, busquem mais qualidade de vida e se cuidem."

COMO EVITAR




A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Um número duas vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, três vezes mais do que devido a acidentes e quatro vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS. Ter pressão alta aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida.



Os números e as consequências assustam, mas não podemos esquecer que a hipertensão depende muito de casa um de nós. Fique por dentro dos dez mandamentos do hipertenso, e fuja dessa estatística:

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
2. Pratique atividades físicas todos os dias;
3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade;
4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
5. Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba;
6. Abandone o cigarro;
7. Nunca pare o tratamento, ele é para a vida toda;
8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde;
9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
10. Ame e seja amado.

A atriz Carolina Ferraz fez a parte dela para cuidar do coração ao anunciar, recentemente, que parou de fumar após seis tentativas frustradas. “Fiz disso um projeto pessoal. Na base da autodoutrinação. Disse um dia: ‘Vou parar’. Esse dia chegou e parei. Parar de fumar é uma questão filosófica”, declara a global.

A dica da escritora e diretora de cinema, Mariana Caltabiano, também é indispensável: “Dar risada faz bem para o coração”.

Se você quer se informar mais sobre o assunto, acesse www.eusou12por8.com.br. Lá, os especialistas também tiram as suas dúvidas através das 25 perguntas mais frequentes.

Comentários