Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Especialista em Treinamento do CAT dá dicas de emagrecimento saudável

Juliana Bellani tem mais de 14 anos de experiência na área.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Especialista em Treinamento do CAT dá dicas de emagrecimento saudável
Juliana Bellani acompanha diariamente os alunos da academia, oferecendo um atendimento dirigido

Por André Roedel

O CAT – Centro de Avaliação e Treinamento, localizado no bairro Itu Novo Centro, é uma das academias ituanas que se preocupa com o atendimento personalizado, inclusive para quem quer perder peso. Lá, o aluno é orientado de perto por Juliana Bellani, bacharel em Esporte e especializada em Treinamento pela Universidade de São Paulo (USP), com mais de 14 anos de experiência na área de atividades físicas e treinamentos.

Juliana acompanha diariamente os alunos da academia, oferecendo um atendimento dirigido. E seu público, composto em sua maioria por adultos, valoriza isso, sempre consultando a profissional antes de praticar qualquer exercício. “Eles deixam bem ao meu critério”, conta a profissional, que recomenda treinos aeróbicos, musculação e exercícios funcionais e de pilates para quem tem como meta o emagrecimento.

Esses exercícios – que não farão a pessoa emagrecer de uma hora pra outra, mas sim em longo prazo – não ajudam apenas no emagrecimento. Segundo Juliana, os exercícios aeróbicos desenvolvem as capacidades respiratórias e cardíacas, enquanto a musculação, o pilates e os exercícios funcionais ajudam a fortalecer e dar mobilidade articular, pontos principais para quem quer uma vida mais saudável.

Perda de peso saudável

De acordo com Juliana, estimar uma perda saudável de peso não é tarefa simples. “Depende muito do metabolismo da pessoa. O educador físico não tem tantas ferramentas para estimar esta perda. Mas, se associar a uma dieta e o trabalho de um nutricionista, em média as pessoas começam a perder no primeiro mês (de treinos) de três a cinco quilos”, explica a profissional.

Mas atenção: perder muitos quilos de uma hora pra outra não é saudável! “Tem dietas restritivas em que a pessoa perde seis, oito quilos de uma vez só. Isso não é saudável para o organismo. Mas, se ela se disciplinar, tentar perder dois quilos por mês é viável e com saúde”, explica Juliana. O aluno tem que ter consciência que a perda de peso não necessariamente significa que ele esteja emagrecendo.

“Às vezes é mais rápido o processo de desenvolver o músculo – e o músculo pesa mais do que a gordura – do que realmente estar queimando”, explica Juliana. Segundo ela, o efeito do treinamento é exatamente esse: ganhar mais massa magra (músculo) para que a pessoa diminua a porcentagem de gordura. Mas isso não é conquistado se o aluno não mudar seus hábitos alimentares.

Tudo tem limite

Malhar muito também não é saudável, explica Juliana. “Os atletas podem ter uma dedicação maior, afinal eles vivem disso. Mas as pessoas que só buscam o objetivo de emagrecer, um treino de uma hora, uma hora e meia eu acho que está ótimo, mantendo a frequência de quatro ou cinco vezes na semana. Mais do que isso, a pessoa corre mais risco de lesão e deve ficar muito cansada para as demais atividades”, comenta.

Corpo saudável X corpo perfeito

Muitas pessoas procuram as academias em busca do corpo perfeito, como aqueles estampados nas capas de revistas, e acabam deixando de lado a questão da saúde. Juliana conscientiza seus alunos para que eles entendam que o corpo de cada um funciona de formas distintas. Por isso, por mais que a pessoa malhe intensamente, dependendo de como for seu metabolismo ela não conseguirá o tão sonhado corpo.

“Uma pessoa com uma ossatura mais larga, com um quadril mais largo, não vai ter um corpo de modelo. O melhor jeito é fazer com que a pessoa conheça o corpo dela, entenda que existem tipos diferentes, estruturas diferentes, e, dentro do que ela se encaixa, saber qual seria o ‘ótimo’ dela”, explica Juliana, que realiza avaliações físicas para saber em qual ponto o aluno está.

Suplementos

Com cada vez mais academias, outra coisa que começa a ganhar força é o mercado de suplementos alimentares, que são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes. Porém, muitas pessoas acabam fazendo uso indiscriminado desses preparos e não conseguem seus objetivos. Por isso, Juliana indica que seus alunos procurem nutricionistas esportivos para que esses profissionais indiquem o suplemento certo.

“Eu não prescrevo suplemento. O educador físico não é capacitado para isso. Eu indico o nutricionista. Aqui em Itu nós temos nutricionistas esportivos e eu recomendo que (o aluno) passe com elas”, explica Juliana. “Eu não sou radical, acho que o suplemento ajuda, mas desde que tenha uma orientação adequada”, explica a profissional.

Estipule metas fáceis

Se você ao ler a matéria sentiu que essa é hora de começar a malhar para perder a gordurinha extra, ou mesmo fortalecer a musculatura, Juliana recomenda que sejam estipuladas metas fáceis de serem atingidas. “Por mais que eu queira emagrecer 15, 20 quilos, eu não vou conseguir isso em dois, três meses”, explica ela. “Não adianta a gente mentir pra pessoa e dizer ‘você vai perder, vai ser rapidinho’. Não tem mágica”, comenta.

Além das metas mais fáceis de serem alcançadas, a pessoa deve ter uma disciplina de treinos e uma conscientização na alimentação, além de procurar um profissional que oriente de maneira correta. “Colocando a sementinha de um em um, aos poucos eu estou conquistando os alunos e eles vão entendendo que tem que ser de pouquinho em pouquinho”, comenta Juliana.

Matricule-se

O CAT – Centro de Avaliação e Treinamento conta com sala de musculação completa, equipamentos aeróbicos como esteira e bicicleta, acessórios como jump e step, entre outros. Juliana individualiza os treinos conforme a avaliação que ela tem do aluno, e isso é um grande diferencial do CAT para outras academias. A academia fica localizada à Rua José Bruni, nº 541, Itu Novo Centro (próximo ao SESI). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4023-4178 e 99174-9204 ou pelo e-mail: [email protected].

Comentários