Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Equipe do projeto Nana Nenê participa de evento em Itu

Palestra ocorreu na abertura de encontro sobre aleitamento materno

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Equipe do projeto Nana Nenê participa de evento em Itu
Palestra da equipe Nana Nenê

A equipe do Projeto Nana Nenê da Secretaria Municipal da Saúde de Itu ministrou palestra, no dia 25 de agosto, no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), na abertura de evento alusivo à Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada anualmente no período de 1 a 7 de agosto.

Criado em 2010, o Nana Nenê tem como objetivos aumentar o índice de aleitamento materno exclusivo e contribuir para a diminuição da mortalidade e morbidade infantil de Itu. A equipe do Nana Nenê é constituída por médica pediatra, enfermeira, técnicas de enfermagem, assistente social, psicóloga e nutricionista.

A rotina de trabalho do projeto é composta de visita diária hospitalar à mãe e recém-nascido; contato telefônico com todas as mães na primeira semana após a alta hospitalar; visita domiciliar dentro da primeira semana depois da alta hospitalar da mãe; atendimento ambulatorial dos casos com dificuldade e retornos programados; reuniões quinzenais para discussão de casos e avaliação de rotinas.

Participaram do encontro alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Nutrição, que também fizeram apresentações sobre aleitamento materno. Os estudantes de Psicologia abordaram o vínculo afetivo existente entre mãe e filho durante a amamentação; os alunos de Enfermagem enfocaram o manejo clínico da amamentação; e os estudantes de Nutrição destacaram a composição nutricional do leite materno.

Comentários