Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco contará com manifestação de médicos

Profissionais da saúde varrerão as bitucas de cigarro.

O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, contará com uma forma diferente de conscientização sobre os malefícios deste produto. Um batalhão de médicos, de jalecos brancos, vassouras e pás de lixo nas mãos sairão recolhendo todas as pontas de cigarros espalhadas na avenida Paulista, no entorno do Conjunto Nacional, em São Paulo. A atitude inusitada e criativa faz parte da segunda edição do Mutirão da Bituca da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

“Esta é mais uma iniciativa fundamental para o controle do tabagismo no país. Temos obrigação de trabalhar esse aspecto como médicos, pois o tabagismo é causa importante de morte e diminuição da qualidade de vida por diversas doenças”, argumenta Jaquelina Ota, presidente da SPPT. Das 8 às 16 horas os médicos pneumologistas também prestarão esclarecimentos aos cidadãos, além de distribuir materiais informativos. No interior do Conjunto Nacional, serão feitos exames de pico de fluxo para avaliar a capacidade respiratória; teste de dependência de nicotina e dosagem de monóxido de carbono no ar expirado pelo paciente, oferecendo diversas informações sobre possíveis patologias e necessidade de tratamento, conforme adianta a doutora Valéria Cristina Martins, secretária-geral da SPPT.

Haverá ainda um software para calcular quanto cada fumante gasta na compra de cigarros por dia, mês, ano e ao longo da vida. Os interessados saberão o valor que lucrariam se tivessem, por exemplo, investido tal dinheiro em aplicações financeiras diversas.

A iniciativa tem como slogan: “Vamos varrer essa doença. Parar de fumar? O médico pode ajudar. Procure um pneumologista”.

Vale destacar que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença. Atualmente 5 milhões de pessoas morrem por ano por doenças relacionadas ao hábito. Caso medidas não sejam adotadas com urgência, em 2030 teremos 8 milhões de mortes ao ano, que poderiam ser evitadas com a cessação do tabagismo.

SPPT | Mutirão de coleta de bitucas

Data: 31 de maio
Horário: das 8 às 16 horas
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073 - São Paulo (SP)
Mais Informações: 0800 171618

Comentários