Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 29 de maio de 2015

Dengue: Itu registra mais de 1 mil casos neste ano

Ainda não há registro de óbito pela doença.

Dengue: Itu registra mais de 1 mil casos neste ano
É importante que a pessoa procure imediatamente um serviço de saúde caso apresente os sintomas da doença

A Secretaria Municipal da Saúde informou nesta sexta-feira, dia 29 de maio, através de boletim, que, no período de 1º de janeiro de 2015 até a presente data, o município de Itu registrou 860 casos autóctones de dengue e 156 casos importados da doença, ultrapassado a marca de 1 mil. Entretanto, ainda não há registro de óbito pela doença no município.

Os sintomas da dengue clássica são febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Já os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença acontece quando acaba a febre e começam a surgir os seguintes sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; perda de consciência. Esse quadro grave necessita de atenção médica imediata, pois pode ser fatal.

É importante que a pessoa procure imediatamente um serviço de saúde caso apresente os sintomas da doença. A Secretaria Municipal da Saúde oferece esse tipo de atendimento nas 15 Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), que funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e nos dois Pronto Atendimento Municipais (PAMs), localizados nos bairros Padre Bento e Vila Martins, ambos com funcionamento 24 horas por dia.

Também é fundamental que a pessoa se hidrate (tome a quantidade/dia de litros de água indicada pelo médico, em média de 5 a 6 litros). Outra orientação dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde é que a pessoa que contrair dengue faça todos os exames solicitados pelo médico, mesmo ao apresentar melhora dos sintomas. A automedicação não é indicada, como no caso de outras doenças, podendo inclusive agravar o quadro clínico do paciente.

Comentários