Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 25 de junho de 2015

Centro Pró-Memória da Santa Casa de Itu promove Ciclo de Palestras

"História, Assistência e Saúde" é o tema dos encontros.

Centro Pró-Memória da Santa Casa de Itu promove Ciclo de Palestras
Imagem interna da antiga Santa Casa de Itu

O Centro Pró-Memória da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu inicia seu Ciclo de Palestras sobre a temática “História, Assistência e Saúde”, com a presença do historiador Alberto Vieira do Centro de Estudos de História do Atlântico (Madeira – Portugal), no próximo dia 8 de julho (quarta-feira).

Com esse ciclo de palestras, o centro pretende integrar o cenário cultural da cidade, contribuindo com oficinas, cursos, palestras e seminários, além de mostras temporárias. O evento é gratuito e destinado à polução em geral.

Alberto Vieira é doutor em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa pela Universidade dos Açores e presidente do Centro de Estudos da História do Atlântico. A palestra abordará o surgimento das irmandades e misericórdias em Portugal e sua expansão pelo Atlântico nos séculos 16 e 18, destacando o caso particular da assistência social e hospitalar aos escravos.

Reinaugurado e reformulado para tais fins em março deste ano, o Centro Pró-Memória tem como um de seus principais objetivos a manutenção, divulgação e preservação dos bens culturais da Irmandade, além de estimular discussões sobre temas relacionados à Saúde, abrindo espaço para pesquisadores, estudantes, profissionais da área e cidadãos interessados em aprender sobre o tema.

O Centro já está em pleno funcionamento, com a exposição de parte de seu acervo que inclui mobiliário, instrumentos médicos, imagens e dezenas de outros objetos procedentes do antigo edifício onde funcionou o Hospital da Santa Casa de Misericórdia.

A exposição de longa duração pode ser visitada de terça a sábado. Terça-feira: das 10 às 11h30 e 13 às 16h30; quarta a sábado: 8h30 às 11h30 e 13 às 16h30.

Programação

Ciclo de Palestras "História, Assistência e Saúde"
Data: 08/07/2015 às 19:00
Local: Capela São João de Deus da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia
Rua Joaquim Borges, nº 314 - Centro

19:00 - Conferência do Prof. Dr. Alberto Vieira
Centro de Estudos de História do Atlântico - Madeira - Portugal
"Formas de Assistência e Proteção aos doentes, expostos, pobres e escravos no séculos XVI-XVIII: as confrarias e misericórdias no arquipélago da Madeira".

20:00 - Visitação guiada - Centro de Memória

Comentários