Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Caso suspeito de ebola é identificado em cidade do Paraná

Homem de 47 anos veio da Guiné, país com surto da doença.

Crédito: Fábio Motta/Estadão Conteúdo Caso suspeito de ebola é identificado em cidade do Paraná
O africano de 47 anos chegou ao Instituto Nacional de Infectologia em uma ambulância do SAMU

Uma Unidade de Pronto Atendimento em Cascavel, no Paraná, recebeu nesta quinta-feira, dia 9 de outubro, no período da tarde, um paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. Trata-se de Souleymane Bah, de 47 anos, vindo da Guiné (um dos três países que concentram o surto da doença na África), país de origem, que chegou ao Brasil no dia 19 de setembro.

Segundo informações do Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, ele relatou que teve febre na quarta e na quinta-feira, dias 8 e 9. Até o início da noite, estava subfebril e não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas. O paciente foi transferido, conforme protocolo de segurança, para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro (RJ), referência nacional para casos de ebola.

Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais para a enfermidade.O ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas.

Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e adotadas medidas previstas no protocolo nacional. Assim que foi comunicado, o Ministério da Saúde enviou imediatamente equipe para Cascavel, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), onde coordenarão in loco as medidas de atendimento e a identificação de possíveis contatos para orientação e controle. 

Comentários