Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 17 de novembro de 2011

17 de novembro: Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata

Estima-se que 50 mil novos casos aparecem por ano no país

Crédito: Arquivo pessoal 17 de novembro: Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata
Itu.com.br entrevistou, com exclusividade, o Dr. Ricardo Madeira

Por Camila Bertolazzi

Motivados a promover o acesso do cidadão à informação e consequentemente à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento, o Itu.com.br deu início, na semana passada, a série “missão de transformar a realidade do câncer no Brasil”, com entrevistas exclusivas com profissionais que falarão, a cada semana, sobre câncer de intestino, próstata, pulmão, pele e mama.

Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista – e depois, quando se tornam mães, que é preciso levar os bebês ao pediatra –, os homens são criados sem esse hábito. Como consequência, muitos deles sofrem com males que poderiam ser evitados caso houvesse atitudes preventivas. Pensando nesse problema cultural, abriremos a série de entrevistas falando sobre uma doença exclusivamente masculina: o câncer de próstata.

No Brasil, o câncer da próstata é o segundo mais comum entre a população masculina com mais de 60 anos - ficando atrás apenas do câncer de pele -, cuja ocorrência é estimada entre 2 e 2,3% entre homens de 45 a 75 anos de idade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 50 mil novos casos aparecem por ano no país.

Muitas vezes visto como um grande tabu, o aparecimento do câncer de próstata está relacionado à herança genética favorável, à longevidade e é mais prevalente em homens com dieta rica em gorduras e expostos a níveis altos de poluição.

Confira a entrevista exclusiva com o urologista Ricardo Madeira e celebre o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro) bem informado!

O que provoca o câncer de próstata? Quais são as causas?

O câncer de próstata está associado a uma herança genética favorável e a idade, ou seja, quanto mais envelhecemos, maior a chance do homem apresentar o câncer prostático. Outros fatores são: obesidade e uso abusivo de anabolizantes (testosterona).

O que fazer para se prevenir?

Não há uma medicação aceita para prevenir o câncer de próstata; o que existe é a avaliação preventiva, que deve ser feita por todos os homens após os 40 anos. O câncer de próstata, na fase inicial da doença, em geral não determina o aparecimento de sintomas - ele é silencioso -, portanto, no início, o câncer não é diagnosticado pelos sintomas, mas somente através do exame de PSA e do Toque Retal. Há evidências que a castanha do Para, o tomate e dietas pobres em gorduras possam ajudar retardando o aparecimento do tumor da próstata. Por outro lado, o uso abusivo de anabolizantes (testosterona) ou reposições hormonais realizadas sem critério podem acelerar o aparecimento da doença.

Como é feito o tratamento?

O tratamento para o câncer prostático depende da fase em que o tumor é diagnosticado. Na fase inicial, onde não há metástases, e possível a cura através do tratamento cirúrgico, no qual é retirada a próstata (prostatectomia radical) ou deve ser realizada a radioterapia. A quimioterapia não é utilizada quando a doença é diagnosticada na fase inicial. Na fase avançada do câncer de próstata, quando já há metástases, utilizamos a Hormonioterapia - medicações que diminuem drasticamente a produção de testosterona, levando a uma melhora no crescimento do tumor. Também pode ser feita radioterapia. A quimioterapia é utilizada somente na fase terminal do câncer prostático avançado, e apenas em pacientes que possuem contraindicações ao uso de hormonioterapicos. Para quem não consegue se adaptar à medicação é possível a retirada cirúrgica dos testículos.

Quais são as chances de cura?

Sobre a cura do câncer de próstata, posso afirmar que tudo está relacionado ao momento do diagnóstico. Diante de um tumor próstata assintomático, diagnosticado no exame de rotina, com o PSA ainda baixo (valor normal: 4,0), e sem comprometimento de outros órgãos, a chance de cura é muito alta.

Quais são as consequências caso não tratado a tempo?

Se descoberto na fase inicial, a chance de cura é muito alta. Mas infelizmente, ainda há uma parcela da população masculina que aguarda o surgimento dos sintomas (dificuldade para urinar, sangramento na urina, dores ósseas e anemia) para procurar uma avaliação urológica. Nestes casos, o diagnóstico mostrará um câncer prostático numa fase avançada da doença. Haverá, na fase tardia, uma chance grande da doença ter se disseminado para outros órgãos (metástases) e ter evoluído para uma doença incurável.

Quais são suas recomendações para prevenir o câncer de próstata?

A minha mensagem é que os homens devem realizar o exame preventivo do câncer prostático a partir dos 40 anos. Neste momento, e a única maneira de realizarmos um diagnóstico precoce desta doença e possibilitar a realização de um tratamento curativo. Aquele homem que espera os sintomas aparecerem ou que espera os sintomas piorarem, receberá um diagnostico de câncer prostático em fase avançada e não poderá ser curado.

Leia mais: A saúde do homem: como fugir de uma péssima estatística

Comentários