Bem estar

Publicado: Terça-feira, 18 de agosto de 2015

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até dia 31

UBSs de Itu atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até dia 31
Campanha de vacinação em Itu

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Atualização das Cadernetas de Vacinação teve início no dia 15 de agosto, com o dia “D” da mobilização.

Em Itu, a campanha aconteceu nas 15 UBSs, assim como será nos demais dias da campanha que se estende até o dia 31 de agosto. Os postos atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O primeiro dia da campanha na cidade foi acompanhado pelo vice-prefeito Neto Beluci e pelo secretário municipal de Saúde, Manoel Monteiro.

Somente até às 10 horas desta segunda-feira, 17 de agosto, já haviam sido vacinadas 4.325 crianças, ou seja, 44,94% do público alvo. A meta é vacinar ao menos 95% desse público formado por crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde ressalta a importância dos pais ou responsável apresentar a Caderneta de Vacinação da criança, a fim dos profissionais aplicarem vacinas atrasadas do calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conhecida popularmente como pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é transmitida pelo poliovírus e deixa sequelas no sistema nervoso como a paralisia. A poliomielite foi erradicada no Brasil devido à vacinação (o último caso registrado foi em 1989), mas na África e Ásia ainda há regiões onde o poliovírus é endêmico, o que justifica a continuidade das campanhas de vacinação para evitar que a doença se reintroduza.

Comentários