Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade 2016 tem foco no saneamento e na saúde

Lançamento ocorreu no dia 10 de fevereiro.

Campanha da Fraternidade 2016 tem foco no saneamento e na saúde
Arte da Campanha da Fraternidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançaram no dia 10 de fevereiro a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.

De acordo com dados divulgados pelo Conic, mesmo entre as maiores economias do mundo, o Brasil possui mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo. “O objetivo, portanto, da Campanha da Fraternidade Ecumênica é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, sobretudo os últimos e os pequenos, a partir da nossa fé, para favorecer políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da casa comum que é a natureza, a terra onde nós vivemos”, explicou dom Francisco Biasin.

Campanha ecumênica

A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema "Novo milênio sem exclusões". A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema "Felizes os que promovem a paz". A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".

Coordenada pela CNBB, a ação é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil, e tem por objetivo despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema, buscando caminhos de solução. Para isso, a cada ano a campanha propõe um tema e um lema que norteiam a realidade a ser transformada através da evangelização e de ações concretas.

Comentários