Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Caminhada Outubro Rosa 2016 colore e agita o Centro de Itu

Evento reuniu mais de 1.000 participantes na cidade.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Caminhada Outubro Rosa 2016 colore e agita o Centro de Itu
Multidão "pintou" de rosa as ruas ituanas

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Uma multidão rosa e animada invadiu as principais ruas do Centro de Itu na manhã de 22 de outubro, durante a Caminhada Outubro Rosa 2016, chamando a atenção da população para a prevenção ao câncer de mama. Mulheres, homens, idosos e crianças levaram bexigas, cartazes e muitos sorrisos para demonstrar apoio à causa.

A concentração e aquecimento aconteceu na Praça do Carmo, onde mil unidades da camiseta alusiva ao evento foram trocadas por um quilo de alimento não perecível. Ao todo foram 937 quilos, que serão entregues para o Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu.

Após um breve aquecimento, os participantes seguiram cantando pela rua Floriano Peixoto, até a Praça do Bom Jesus. E quando o som do carro que precedia o grupo falhou, foram os gritos de “somos guerreiras” que atraíram os olhares curiosos de quem passava pelo local. Seguindo o percurso, a multidão subiu a rua Paula Souza até chegar na Praça da Matriz, onde foram distribuídos água, pipoca e algodão doce.

A animação do evento ficou a cargo de um divertido palhaço e de personagens que encantaram as crianças. E para encerrar com chave de ouro, todos puderam dançar juntos em uma apresentação de dança, agitando a praça com ritmos variados.

A campanha em Itu

Com o objetivo de estimular e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama, por meio do autoexame e dos exames periódicos, a cidade de Itu promove a Campanha Outubro Rosa, que acontece anualmente em todo o mundo. Realizada pela Prefeitura de Itu, Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia (OncoItu) e ONG +Vida, a campanha deste ano conta ainda com a participação de mais de 120 apoiadores, entre empresas privadas, estabelecimentos comerciais, instituições e igrejas.

Entre as diversas atividades que integram a programação que se estende ao logo deste mês de outubro, estão ações de prevenção ao câncer de mama, palestras educativas sobre a doença, doação de cabelo, Caminhada Outubro Rosa. Essa mobilização em prol de uma Campanha tão importante para a saúde da mulher modificará as ruas de Itu, que serão tomadas pelos laços e luzes cor de rosa, a fim de chamar a atenção para a importância da prevenção ao câncer de mama, sem excluir a consulta periódica ao médico.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento, que rapidamente se tornou mundial, e que visa chamar atenção das pessoas para a realidade atual do câncer de mama e a importância do seu diagnóstico precoce.

Comentários