Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 22 de março de 2012

Bem-vindos ao Outono! Época de temperaturas amenas e muito charme

Confira dicas de profissionais sobre as tendências!

Bem-vindos ao Outono! Época de temperaturas amenas e muito charme
A dica é ousar na maquiagem

Por Camila Bertolazzi

O outono chegou!

Temperaturas mais amenas e brisas leves estão batendo à porta. A estação, com dias quentes e noites frias, reflete diretamente na moda, na gastronomia, na cultura e na família. “Para o nosso psiquismo (país tropical), os galhos secos, os dias frios, e a falta aparente de flores e frutos podem ter um significado sombrio, porém se entrarmos no clima desta estação, descobriremos que não há estagnação e sim um redirecionamento da energia necessária à renovação da vida”, explica a psicóloga Silvia Brezzi, fundadora do Vitalità - Núcleo Terapêutico.

E para te ajudar a passar por essa época com muita naturalidade e confiança, sem deixar os cuidados de lado, separamos dicas que podem te inspirar. Confira!

Sempre linda e bem cuidada!

Há quem diga que o charme feminino ganha um toque especial nessa época do ano, seja em matéria de cabelo, maquiagem, ou roupas. E para celebrar a nova estação em grande estilo, separamos algumas dicas dadas por profissionais da área.

Quando o assunto é maquiagem, Mauriane Moura, proprietária da Feminine Hair e Esthetics, revela que os tons terrosos, vinho e violeta vão pintar as bocas, e uma pele perfeita obtida com a base ideal serão as estrelas da estação.

Nos cabelos prevalece o encontro do estilo com o seu tipo de cabelo, tom de pele e temperamento, ganhando a influência quente dos tons avermelhados e magenta (rosa escuro) nas morenas; e o luxo contrastante do louro nos tons claros e beges com fundo mais dourado, denotando assim mais naturalidade. “A mescla e o jogo dos tons trazem a dimensão em 3D, transformando assim cada cabelo em único. Aproveite o clima para ousar e aquecer sua inspiração!", aconselha Moura.

Na passarela

No quesito moda, o dourado, os efeitos metalizados, e os visuais étnicos e tribais, assim como a volta da “saia lápis” vão esquentar os looks desta estação.

No guarda-roupa masculino, a camisa xadrez permanece como forte tendência e peça chave que continua agradando os mais descolados, e também, os homens de estilo, já que é uma peça que nunca sai de moda.

Combinações com calça jeans, bermudas “sociais” e sapatênis caem muito bem para os homens modernos. “As camisas podem ser usadas em muitas ocasiões, como festas informais, baladas, passeios, entre outros, pois o look aparenta um ar despojado e cheio de estilo (ou contemporâneo)”, declara a coordenadora de marketing da Sideway, Ana Maria Beleka.

A camisa xadrez mais tradicional é a com botões, mas a dica é vesti-la como sobreposição de uma camisa básica, dando outro ar ao visual, muito estiloso.

Cuidados com a pele

Mas nem tudo é charme. A mudança de clima sempre vem acompanhada pela gripe, doenças respiratórias e pele ressecada. É por isso que alguns cuidados devem ser redobrados. Segundo Vivian Veroneze, proprietária da Allegra Estética, mesmo em dias chuvosos ou nublados é necessário o uso do protetor solar. “Utilize também um sabonete específico para pele do corpo e do rosto, de preferência com ph neutro para evitar o ressecamento. Outra dica importante é utilizar muito hidratante”, aconselha.

Tentações das delícias culinárias

O outono é também a estação da tentação culinária. A brisa leve parece trazer a vontade de ficar junto de amigos e familiares, e com eles experimentar momentos e sabores da estação. Mas é preciso ficar de olho no abuso, em especial, do chocolate, que na Páscoa aguça diversos paladares. “Vilão ou mocinho, tudo depende do bom senso de quem consome o chocolate, porque o excesso pode por fim a mais rígida dieta alimentar”, explica em seu artigo sobre essa guloseima, a nutricionista Roberta Cassani.

Comentários