Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Barulho de pousos e decolagens de aviões pode afetar audição

Problema atinge quem mora perto de aeroportos.

Barulho de pousos e decolagens de aviões pode afetar audição
Estão aumentando os casos de surdez, entre outros distúrbios

O ronco dos aviões faz tremer as vidraças. O aparelho de som e a televisão captam vozes do sistema de comunicação de aeronaves, o barulho é intenso e traz incômodos durante todo o dia. Essa é a rotina de milhares de pessoas que moram em regiões próximas a aeroportos em todo o país, especialmente os de maior porte, que recebem grandes aeronaves.

Em São Paulo, o Daesp - Departamento Aeroviário do Estado – anunciou que tomará medidas para diminuir os transtornos dos moradores que estão próximos a 31 aeroportos do interior paulista. Só os aeroportos de Jundiaí, Sorocaba, Ribeirão Preto e Campo dos Amarais, em Campinas, registraram 480.148 operações de pouso e decolagem de aeronaves de janeiro a novembro de 2012 .

Em Jundiaí, moradores de um condomínio no bairro Eloy Chaves, que está na rota das aeronaves, já reclamaram publicamente do barulho excessivo. No Campo dos Amarais, em Campinas, medições informais mostraram que o nível de ruído no solo, na passagem de aviões maiores, atinge 80 decibéis, bem acima do recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - 50 decibéis durante o dia.

A fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas, alerta que não só perto de aeroportos, mas em muitos locais nos centros urbanos medições de ruído mostram alarmantes 90 decibéis. O nível máximo de conforto é de 55 decibéis no período diurno e de 50 decibéis no período noturno. "Nessa intensidade de 90 decibéis, após quatro horas diárias de exposição, o indivíduo pode ter sua acuidade auditiva afetada".

Embora haja protestos dos moradores de bairros próximos a aeroportos, no cotidiano as pessoas parecem estar a cada dia mais resignadas ao barulho em excesso, dentro e fora de casa. Resultado: estão aumentando os casos de surdez, entre outros distúrbios, já que devido ao estresse causado pelo local barulhento, a pessoa pode ter também dores de cabeça frequentes, problemas estomacais, aumento da pressão arterial e insônia.

“No caso de perda auditiva, como existem pessoas mais suscetíveis aos altos ruídos do que outras, o ideal é consultar um médico otorrinolaringologista, para detectar se já existe algum dano à audição e obter as orientações necessárias para prevenir ou impedir o agravamento do problema”, orienta a fonoaudióloga.

Os casos de surdez vêm crescendo vertiginosamente por causa da poluição sonora. Quem mora em grandes cidades percebe o quanto incomoda o barulho do trânsito, de uma buzina, de uma obra. O pior é que, dentro de casa, muitas vezes, o som alto das TVs, rádios e outros aparelhos é prática corriqueira, que também afeta a capacidade de ouvir.

Na maioria das vezes, somente o uso de aparelho auditivo resolve o problema. "Mas , infelizmente , em muitos casos, quando a pesssoa procura tratamento o caso já está grave. A perda auditiva induzida por ruído é cumulativa. Qualquer dano à audição vai se somando ao longo do tempo e os efeitos podem não ser logo sentidos. A exposição frequente ao barulho pode levar, com o tempo, à perda permanente e irreversível da audição."

Para controlar o barulho no entorno dos aeroportos do interior paulista, a Comissão de Gerenciamento de Ruído Aeronáutico, do Daesp, criada no mês passado, deve contratar equipes especializadas para medir o barulho, a fim de identificar atividades incompatíveis com o nível de ruído previsto no plano de zoneamento dos aeroportos e propor soluções . Mas, se no interior o problema é grave, na capital paulista é maior ainda. Estudo feito pela ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil ), em 2011, revelou que o barulho diário dos aviões que pousam e decolam de Congonhas atinge diretamente cerca de 31 mil pessoas que moram em "zonas de ruído com níveis inaceitáveis", impróprias para habitação, no entorno do aeroporto. Em alguns casos, o pico de ruído registrado foi de 96 decibéis, capaz de ensurdecer .

Tabela de Intensidade Sonora


• próximo ao silêncio total - 0 dB
• um sussurro - 15 dB
• conversa normal - 60 dB
• voz humana (alta) - 75 dB
• uma máquina de cortar grama -90 dB
• ruído do metrô - 90 dB
• uma buzina de automóvel - 110 dB
• trovão forte - 120 dB
• um show de rock - 120 dB
• um tiro ou um rojão - 140 dB
• avião a jato na pista - 140 dB

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