Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 16 de julho de 2015

Banco de sangue do HSPE precisa de voluntários

Período de férias escolares causou redução no número de doadores

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está precisando de doações de sangue, de todos os tipos (A, B, AB e O) e fatores (Rh positivo e negativo) para manter os estoques. As férias escolares fizeram com que o número de doações ficasse reduzido a menos de dez pessoas por dia. O Banco de Sangue recebe, em média, entre 50 e 70 doadores.

Para doar é necessário ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentados (recomenda-se evitar comida gordurosa quatro horas antes e bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas). Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.

Gestantes ou em fase de amamentação não podem doar, assim como usuários de drogas, pessoas expostas a doenças sexualmente transmissíveis e com diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade.

Antes da doação, os voluntários passam por uma entrevista e as informações são mantidas em sigilo.

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes, tais como hemácias, plaquetas, plasma, para beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação.

O banco de sangue do HSPE funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 17h. O acesso é pela Rua Pedro de Toledo, 1.800, no bairro do Ibirapuera.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Comentários