Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 21 de setembro de 2015

21 de Setembro: Dia Internacional da Paz

O que você pode fazer pela paz?

Crédito: Banco de imagens 21 de Setembro: Dia Internacional da Paz
No dia Mundial da Paz, reflita sobre as ações que cada pessoa pode fazer dentro de seu pequeno mundo

Veja as fotos desta notícia no Flickr

21 de Setembro é proclamado pela ONU como sendo um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. A finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. Neste dia, comemora-se também, no Brasil, o Dia da Árvore. Paz e árvore são duas palavras que remetem a muita reflexão, e que combinam perfeitamente juntas.

Os povos de todo o mundo são chamados para refletir e agir no Dia Internacional da Paz, num mundo cada vez mais caótico e instável, marcado por profundas injustiças sociais e sob o signo da guerra. Nações, povos de diferentes origens e culturas, religiões e filosofias de vida diversas se irmanam na busca pela paz, quando se entende que nenhum caminho é superior a outro. Roda de tambores, Danças Circulares, meditações, ações ambientais e eventos dos mais variados são celebrados no mês de setembro para clamar pela paz do mundo.  

Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pax= Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido por muitas organizações.

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, a ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo.

A equipe do Itu.com.br levantou algumas frases sobre a paz para ajudar nossos leitores a refletir sobre este tema. No entanto, falar, ler e discutir é apenas o inicio do caminho.

Universidade da Paz

"Eternos aprendizes que somos, experimentamos a ecologia profunda que abrange o indivíduo, a sociedade, o planeta e o universo."

Nem todos sabem que o Brasil abriga uma Universidade da Paz. Criada por um movimento mundial de pessoas e instituições afins, a Unipaz trouxe a idéia de semear uma cultura de paz entre os vários segmentos sociais, além de tornar ampla a consciência e promover a integridade do ser, divulgando dessa maneira, o movimento holístico.

O grande idealizador e mentor desse ousado projeto é Pierre Weil, nascido em Strassburgo, educador, psicólogo e escritor, que dedicou toda sua vida a promover, divulgar e aprofundar reflexões e vivências relacionadas à paz e não violência e que encontrou no Brasil "o abraço brasileiro responsável pela escolha de viver aqui".

A essência do trabalho da Unipaz é trazer o global para o local, ou seja, ensinar a pensar globalmente e agir localmente. Assim, ela promove e desenvolve várias atividades de cunho nacional e internacional para a ampliação de conhecimentos e troca de experiências, construindo deste modo, uma nova visão de mundo.

Promova a Paz

A verdadeira paz só será alcançada quando cada um conseguir gerar paz dentro de si e para todas as suas relações. Atitude é fundamental. No Dia Internacional da Paz, assim como em todos os outros dias da sua vida, você pode fazer pouco. Mas o pouco de cada um torna-se muito para a humanidade. As manifestações de eventos de paz podem ganhar muitas formas de expressão através da arte, educação, cultura, música, performances, petições, esportes, e muito mais. Você pode se engajar e fazer a diferença! Comece já!

leia também:

>> A cultura da não-violência, por Valdomiro Carezia

Comentários