Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 13 de outubro de 2011

15 de outubro - Dia Mundial de Lavar as Mãos

O ato de higienização pode prevenir doenças graves.

Crédito: Banco de Imagens 15 de outubro - Dia Mundial de Lavar as Mãos
A maneira mais correta de lavar as mãos é esfregando com água e sabão neutro na palma e dorso das mãos e entre os dedos

por Flavia Gatti

“Lava uma mão, lava a outra, lava uma..” – Essa música, tocada no programa Castelo Rá-Tim-Bum, é um marco na infância de muitos adultos, mas poucos se dão conta da importância que a mensagem da música traz. No dia 15 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos, declarado pelo Ministério da Saúde a fim de alertar as pessoas quanto á importância deste simples ato de higienização.

Em uma pesquisa da consultoria TNS Global Market Research, que ouviu 1.057 pessoas no país, 51% dos entrevistados não lavam as mãos depois de ir ao banheiro. goSegundo o infectologista atuante em Itu, doutor Marco Aurélio Bastos, ao contrário do que muita gente pensa, a higienização das mãos pode prevenir doenças graves como a gripe influenza. "O simples ato de lavar as mãos, é claro, não garante 100% de proteção contra as bactérias e vírus, mas garante a higiene e uma boa prevenção, uma vez que algumas bactérias podem entrar nas residências através dos alimentos ou também objetos contaminados", explica.

Mas afinal, será mesmo que todos lavam as mãos corretamente?

Lavando as mãos e deixando as bactérias no ralo

Segundo o doutor Bastos, a maneira mais correta de lavar as mãos é esfregando com água e sabão neutro na palma e dorso das mãos, entre os dedos, durante no mínimo um minuto. Em lugares onde não haja torneira e sabão, o álcool em gel pode ser uma boa opção, uma vez que também ajuda na higienização das mãos, contribuindo para eliminação de bactérias e vírus. Além disso, o infectologista ressalta que é preciso adotar uma disciplina de lavagem periódica, várias vezes ao dia, e também evitar levar as mãos ao rosto.

Com o ato de lavar as mãos prevenimos doenças como verminoses, hepatites, cólera, febre tifóide, infecções bacterianas e virais, adquiridas pelo contato da mão com a mucosa, segundo informações oferecidas pelo doutor Bastos.

Pouca idade e baixa imunidade

Para uma família com duas crianças, um com 12 e a outra com quatro, o cuidado é maior e complicado. Eucilene Alves Gomes, mãe das duas crianças, faz tudo o que é possível para vigiar os filhos e cuidar da saúde dos mesmos, mas confessa que é um desafio:"a Lívia é muito agitada, não para um segundo sequer e eu tento ficar em cima para que ela sempre lave as mãos, assim como o Júlio (filho mais velho), principalmente depois do surto da gripe suína", completa a mãe.

Para o doutor Bastos, é imprescindível a presença dos pais no dia a dia das crianças para que a higienização seja feita da forma correta, já que as crianças possuem uma menor imunidade em relação aos adultos.

Os anos passam e a imunidade aumenta

Para os adolescentes e adultos a precaução é a mesma, apesar da imunidade já ser maior. Júlia Teixeira Martins tem 18 anos e leva sempre em sua bolsa um recipiente com álcool em gel para prevenção diária. "Minha mãe sempre pegou no meu pé com relação a lavar as mãos. Antes eu achava desnecessário, mas em uma palestra do cursinho que frequento percebi que este simples ato pode evitar várias doenças graves", conclui Júlia.

Em Brasília, para comemorar o Dia Mundial de Lavar as Mãos, o Ministério da Saúde implantou lavatórios em frente aos edifícios sede e anexo, proporcionando assim um estímulo e orientação para a correta forma de se lavar as mãos.

Em 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente, a fim de mobilizar pessoas para a higienização das mãos, quando hospitais de todo o mundo deveriam desenvolver atividades para conscientizar profissionais e gestores de saúde, e administradores hospitalares sobre a importância do hábito.

Pesquisas de arrepiar

A pesquisa ‘Hábitos de Lavagem de Mãos no Brasil’, feita pelo Instituto Ibope em 2010, mostra que 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos. Durante a pesquisa, 277 mães de crianças entre quatro e 12 anos foram ouvidas. Embora 84% das mães entrevistadas dizerem que se deve lavar as mãos antes das refeições, apenas 76% dizem cumprir essa recomendação. Com relação às crianças, apenas 25% das mães afirmaram assegurar que o filho lave as mãos depois de ir ao banheiro.

De acordo com dados de 2009 do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 3,5 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente por doenças relacionadas à diarreia e infecções respiratórias agudas, que poderiam ser evitadas com o simples ato de lavar as mãos.

Lave as mãos!

Apesar de todas as dicas, cada um deve ter a consciência de que lavar as mãos é um ato simples, mas que pode evitar futuras preocupações e deve ser feito sempre que possível para que o Dia Mundial de Lavar as Mãos não seja apenas uma data a ser divulgada, mas uma ação realizada.

Canal Yotube felipepfin
Comentários