Bem estar

Publicado: Sexta-feira, 15 de julho de 2011

15 de julho - Dia do Homem

Brasil chama a atenção para os cuidados com a saúde masculina

O Brasil instituiu o dia 15 de julho como o Dia do Homem, data criada para mobilizar a população para os cuidados com a saúde masculina. Isso porque, diferente das mulheres, os homens são mais resistentes ao acompanhamento médico periódico e aos exames preventivos.

O equilíbrio hormonal é um dos aspectos que deve ser checado periodicamente. Segundo o cardiologista Erudes Rodrigues, o desequilíbrio hormonal pode ser o causador de diversos tipos de patologias e disfunções. Um exemplo expressivo é a andropausa – disfunção que diminui a produção dos hormônios sexuais nos homens – que assim como a menopausa, atinge pessoas entre 40 e 60 anos de idade. “No entanto, pela falta de informação e hábito de fazer exames preventivos, apenas recebem tratamento as consequências da andropausa, como o câncer de próstata e doenças cardiovasculares, e não as suas causas reais”, afirma o especialista.

A queda de produção hormonal desencadeia uma série de sintomas e sinais clínicos visíveis como apatia, alterações do humor, falta de concentração, queda da resistência física a exercícios, distúrbio do sono, diminuição da libido, obesidade, aumento da gordura visceral e, talvez a mais importante, predisposição para doenças cardiovasculares.

Para prevenir estes tipos de patologias, o Dr. Erudes Rodrigues tem utilizado uma nova técnica de reposição hormonal, na qual são utilizados hormônios semelhantes aos produzidos pelo nosso organismo. Esta técnica é chamada Modulação Hormonal Bioidêntica (MHB). A principal vantagem dos hormônios bioidênticos é a excelente aceitação desses hormônios pelo nosso organismo, pois sendo semelhantes aos hormônios humanos diminuem consideravelmente os efeitos colaterais.

A MHB permite muito mais que a correção do nível hormonal isoladamente, a técnica procura estabilizar todos os hormônios possibilitando ao paciente um ganho de qualidade de vida, se comparado a outros tipos de tratamento. No caso dos homens, a MHB pode ajudar a melhorar o sono, a vitalidade, a forma física e até mesmo o humor.

Avançar na medicina preventiva traz seguramente mais saúde e qualidade de vida às pessoas, pois a correção das alterações orgânicas pode trazer uma melhor qualidade de vida mais longa e saudável.

Leia também: A saúde do homem: como fugir de uma péssima estatística

Comentários