Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

01 de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Veja como você pode se engajar e aprender sobre a doença.

01 de Dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a Aids
O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids é o tema da campanha 2010

No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais, além de inúmeras organizações sociais e instituições particulares de saúde.

Campanha 2010

Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao se levar em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.

A campanha tem como objetivo desconstruir o preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientizar os jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Assim, o tema em 2010 é “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/aids”.

O que é

A aids, ou síndrome da imunodeficiência adquirida, consiste em uma infecção que provoca a falência do sistema imunológico, ou seja, das defesas naturais, impedindo que o organismo combata adequadamente os agentes causadores de enfermidades. Dessa forma, o corpo humano fica sujeito a infecções e a tumores que não o afetariam numa situação de bom funcionamento da imunidade, razão pela qual tais moléstias são chamadas de doenças oportunistas. Para saber mais, clique aqui!

Em números

De 1980 a junho de 2009, foram registrados 544.846 casos de aids no Brasil. Durante esse período, 217.091 mortes ocorreram em decorrência da doença. Por ano, são notificados entre 33 mil e 35 mil novos casos. A estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas pelo HIV no país.

Nos últimos 30 anos, muita coisa mudou no que diz respeito a esse mal do século. No início a doença era associada a homossexuais e a usuários de drogas, mas hoje a aids atinge homens e mulheres indiscriminadamente e muitas crianças já nascem soropositivas, ou seja, com o vírus da imunodeficiência humana, o HIV.

Prevenção

A prevenção é sempre a melhor solução. Veja o que você pode – e deve – fazer para se prevenir:

- Uso da camisinha (ou preservativo masculino):diversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em um estudo realizado recentemente na Universidade de Wisconsin (EUA), demonstrou-se que o correto e sistemático uso de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficácia estimada em 90-95% na prevenção da transmissão do HIV.

- Pré-natal:toda mulher grávida deve fazer o teste da AIDS. Esse exame é especialmente importante durante os meses de gestação, pois, em caso positivo para infecção da mãe, ela poderá receber um tratamento adequado e, na hora do parto, evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) do HIV. Se forem tomados todos os cuidados devidos, esse risco pode ser reduzido em até 67%. A prevenção de uma transmissão vertical é feita pela mãe, sob orientação médica sempre, por meio do uso do AZT durante a gravidez e no momento do parto. O recém nascido também deve fazer uso desse mesmo medicamento por um período de 06 semanas. A transmissão do HIV também pode acontecer durante a amamentação, através do leite materno. Portanto, o leite da mãe portadora do vírus HIV deve ser substituído por leite artificial ou leite humano processado em bancos de leite que fazem aconselhamento e triagem das doadoras.

- Uso de agulhas e seringas descartáveis:o risco de um usuário de droga injetável infectar-se pelo HIV está ligado à forma como a droga é utilizada: se houver compartilhamento de seringas e agulhas, esse risco é bem elevado. Por isso, há a recomendação da utilização de agulhas e seringas descartáveis

Em Itu

O projeto “Fique Sabendo” integra a programação do Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS. Ele iniciou no dia 12 de novembro e segue até 7 de dezembro, no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) e nos Postos de Saúde de Itu. O objetivo é fazer o diagnóstico precoce do HIV, oferecendo à população um teste rápido de HIV. Qualquer pessoa com idade mínima de 12 anos pode fazer o teste. Saiba mais!

Boas Notícias

Apesar de ainda não ter cura, as notícias são animadoras em relação às descobertas evolutivas do seu tratamento.

Antigamente, receber um diagnóstico de AIDS era como receber uma sentença de morte. Atualmente, a aids caminha para ser uma doença crônica. Dados oficiais já apontaram um aumento de cinco anos na sobrevida dos doentes entre 1993 e 2003, particularmente graças aos avanços nos tratamentos. A tendência é melhorar – até porque as pesquisas não param nessa área.

Indicação de sites

Nos sites abaixo você encontra ajuda e informação através de vídeos, chats, textos e fotos. E principalmente, você descortina um mundo que existe, e que você pode compartilhar dores e alegrias, compreendendo, colaborando e evoluindo como ser humano.

www.aids.gov.br

www.aidsbrasil.com/

www.fleury.com.br

www.todoscontraopreconceito.com.br/

www.msf.org.br/

www.bancodesaude.com.br/aids

www.agenciaaids.com.br

site todoscontraopreconceito.com.br
Campanha brasileira pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Comentários