Região

Publicado: Terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Zoonoses de Porto Feliz oferece programa de castração de animais

O objetivo é controlar a população de cães e gatos da cidade

A Prefeitura de Porto Feliz realiza desde novembro do ano passado, a castração gratuita de animais. O programa é desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e tem por objetivo controlar a população de cães e gatos do município.

De acordo com a bióloga e responsável pelo setor, Juliana Cardeli dos Santos, após a implantação do programa, 20 cirurgias foram realizadas no fim de 2010. Além da estrutura, a Zoonoses oferece um médico veterinário para executar os procedimentos. “A cirurgia dura de duas a três horas e deve ser agendada com antecedência. O animal é devolvido ao proprietário no mesmo dia”, explica.

Segundo Juliana, o programa de castração também inclui os próprios animais da Zoonoses. “Hoje estamos com cerca de 90 cães, todos castrados e prontos para adoção”, destacou. “Essa é uma forma eficaz de controlar a reprodução de cães e gatos, e que pretendemos ampliar na cidade”.

Cirurgias

As cirurgias podem ser agendadas pelo telefone (15) 3262-2978 ou na própria sede da Zoonoses (rua João Avancini, 480 - centro), de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. Para solicitar o serviço, o proprietário do animal deve comprovar renda menor que um salário mínimo e meio, e apresentar documentação com RG, CPF e comprovante de residência.

Comentários

Ariza Centro Veterinrio