Região

Publicado: Terça-feira, 23 de outubro de 2018

XI Conferência da Criança e do adolescente será realizada no Verdi

Evento contará com sarau de abertura e lançamento de livro.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Ação Social vai realizar, nos dias 24 e 25 de outubro, a XI Conferência da Criança e do Adolescente, na Sala Giuseppe Verdi, das 13h às 17h. No primeiro dia será realizada a Conferência Lúdica e no dia seguinte acontecerá a Conferência Convencional.

O tema central do evento será: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. Os eixos temáticos incluem: Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Foram convidadas as organizações sociais do município que trabalham com crianças e adolescentes, as escolas e os Cras - Centro de Referência de Assistência Social e a sociedade geral.

Sarau da Parada Poética lançará livro durante a conferência

No mesmo dia 24, durante a abertura do evento Conferência da Criança e do Adolescente, acontecerá o Sarau da Parada Poética. Haverá o lançamento do livro de poesias com o tema “Sonhos”, resultado de todas as oitos oficinas ministradas pelo rapper Renan “Inquérito” aos jovens dos Cras - Centros de Referências de Assistência Social e Creas - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Informações sobre o CMDCA 2018

O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem-estar social da criança e do adolescente no Município de Salto.

Entre outras funções é responsável pelo registro das OSC – Organizações Sociais que atendem as crianças e adolescentes, acompanha o Conselho Tutelar e controla o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O Conselho é composto por membros titulares e suplentes, sendo 50% da sociedade civil e 50% do poder público.
Neste ano de 2018, uma grande novidade, houve nova eleição e pela primeira vez a Presidência ficou a cargo da Sociedade Civil.

CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente órgão paritário, deliberativo e controlador das ações de atendimento dos direitos da criança e do adolescente na cidade de salto.

Neste ano de 2018, o CMDCA realizou dois editais para contemplação de projetos socias para as Organizações que atendem crianças e adolescentes, investindo quase R$ 1.000.000,00 de reais com os Projetos do Leão Amigo, dinheiro capitado no Fundo Municipal, através da doação do Imposto de Renda de empresas e de pessoas físicas. Também apoiou várias ações como: Faça Bonito, Capacitação de Conselheiros e Conselho Tutelar, participou do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que aconteceu nos Cras e Creas e também com o processo de deliberação no Diagnóstico da Situação da Criança e dos Adolescentes no Município de Salto.

Comentários