Região

Publicado: Quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Viveiro Municipal começa a produzir mudas em Indaiatuba

Projeto foi implantado na Escola Ambiental Bosque do Saber.

Crédito: Eliandro Figueira - SCS/PMI Viveiro Municipal começa a produzir mudas em Indaiatuba
Viveiro Municipal de Produção de Mudas

O Viveiro Municipal de Produção de Mudas, localizado nas dependências da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, já está produzindo. A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente é responsável pelo espaço, que foi cedido pela Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, o viveiro que já existia no local foi remodelado e ampliado. “Temos cerca de 2.900 metros quadrados de área onde funcionará um banco de sementes que será abastecido com matrizes coletadas da flora do município, e vamos cultivar mudas de mais de 150 espécies de árvores nativas”, explica.

O secretário acrescentou que a produção do Viveiro Municipal atenderá os projetos de reflorestamento de matas ciliares, que fazem parte do trabalho de recuperação de nascentes do município, os plantios em calçadas com o Click Árvore, e também o projeto de doação de mudas, que é feito continuamente na Secretaria.

Conforme o Censo da Árvore realizado pela Secretaria em 2011, o município conta com mais de 186 espécies diferentes de árvores só na área urbana. Pelo estudo, as dez espécies predominantes são a falsa murta, aroeira salsa, oiti, sibipiruna, flamboyant, ipê de jardim, canelinha, ficcus, ipê roxo e escova de garrafa.

Comentários