Região

Publicado: Terça-feira, 3 de maio de 2016

Vale do Paraíba recebe exposição do artista Guataçara Monteiro

Mostra gratuita segue até 10/07 em São José dos Campos.

Crédito: Arquivo Pessoal Vale do Paraíba recebe exposição do artista Guataçara Monteiro
No coração do rio é a nova exposição do artista paraense Guataçara Monteiro, revelando pela primeira vez o seu olhar lúdico e colorido sobre o Vale do Paraíba, terra que escolheu para viver desde 2003

"Existe algo de divino nas águas desse rio e nas serras deste Vale, que hoje habita os meus sonhos, transformando a minha arte em uma comunhão entre as cores, a alegria e o sagrado". (Guataçara Monteiro)

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio do CEFE, a exposição “No coração do rio”  tem como objetivo incentivar os educadores e a população a apreciar a arte do Vale do Paraíba, ampliando seu universo cultural. Nela, o  artista de raiz amazônica - Guataçara Monteiro - revela pela primeira vez o seu um olhar lúdico e colorido sobre o Vale do Paraíba, terra que escolheu para viver desde 2003. A mostra retrata a natureza, a arte popular e a fé do Vale do Paraíba/SP, reunindo 53 obras inéditas em telas, instalações e esculturas. 

O artista paraense tem como característica marcante em suas produções um estilo de linhas e preenchimentos que formam uma espécie de “colcha de retalhos pintada”, onde cada imagem possui um significado. Nessa exposição, estarão à mostra elementos que fazem parte da cultura regional, tais como: cerâmicas, violas, lamparinas, brinquedos, flores, espigas de milho, entre outros símbolos.

O Rio Paraíba do Sul é o elemento principal da mostra. É ele que liga os três temas escolhidos por Guataçara, que aborda de forma sutil a natureza, que retrata a fauna pintando seriemas, muriquis, pica-paus, preguiças e capivaras; a flora representada por paisagens com serras, árvores como a palmeira juçara e a araucária, além das flores dos ipês, paineiras, e manacás.

Na exposição, a arte popular é representada pelos figureiros de Taubaté com suas peças, que com muita criatividade e alegria retrata o dia a dia imaginário e as crenças do povo do Vale, inspirando o artista na concepção de uma série de pinturas.

A fé vem como o terceiro tema abordado e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é o elemento em destaque em toda a mostra. Ela está nas histórias, contos populares e também colocada de forma poética em preenchimentos, pinturas, instalações e esculturas.

Sobre Guataçara Monteiro

Nascido em 11 de abril de 1984 em Castanhal-PA. É artista plástico formado em Artes Visuais.Radicado no Vale do Paraíba desde 2003. Hoje possui residência e atelier no município de Igaratá/SP. Tem em seu currículo 6 exposições individuais de Artes Plásticas: ”AS CORES DO CÍRIO - 2015” “BICHOS E BRINQUEDOS DO BRASIL - 2013” “AMAZÔNIA EM CORES E ENCANTOS - 2013” “MEUS BRINQUEDOS - 2012” -“BELÉM 396 ANOS EM CORES E TRAÇOS - 2012” - “BICHOS DA AMAZÔNIA - 2008”. É co-criador e ilustrador do livro “Cores da Amazônia” lançado em 2015 pela Editora do Brasil. Seu trabalho despertou interesse na área educacional no Vale do Paraíba, onde ministrou oficinas e atividades pedagógicas em 11 municípios, atingido cerca de 100 mil alunos e educadores desde 2009. Em seu atelier além de manter uma constante produção, recebe escolas e grupos para oficinas e vivências rápidas e em 2014 iniciou o projeto “Semente de Artes Visuais” onde 20 adolescentes portadores de deficiência da APAE de Igaratá participam de oficinas semanais com o artista. É focalizador de Danças Circulares e co-criador do Festival de Danças Circulares do Vale do Paraíba. Organiza eventos e viagens relacionados à cultura popular. Ministrou cursos de sua autoria em nove estados brasileiros, na Argentina e México.

Serviço:

Exposição “No coração do rio”
Data: De 12 de abril a 10 de julho de 2016
Local: Centro de Formação do Educador " Prpfª Leny Bevilacqua" (CEFE) - AV. Olivo Gomes, 250 - Santana - São José dos Campos/SP
Informações: (12) 3904 2900 - www.fccr.sp.gov.br
Horários de visitação: segundas a sextas: 8h às 17h
Sábados, domingos e feriados: 10h às 16h

Contato com o artista:
www.guatacarabrasil.com
(11) 4658-1728 e (11) 99732-3533
Email: [email protected]

Comentários