Região

Publicado: Quinta-feira, 30 de junho de 2011

Unicamp receberá mais 125 intercambistas em julho

O apelo agora é para assegurar moradia aos estudantes.

A Unicamp receberá mais 125 alunos estrangeiros a partir de julho e, como em todo semestre, a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) corre contra o tempo para assegurar moradia aos visitantes. O apelo é para que os proprietários de imóveis e as repúblicas nos arredores da Unicamp disponibilizem vagas para esses estudantes que vêm de diversas partes do mundo, como Alemanha, Argentina, Paraguai, Uruguai, Polônia, Suécia, Estados Unidos, Espanha, Colômbia, Peru, Espanha e Portugal.

“Nós dependemos da boa vontade dos moradores da região, mas isso não significa que os alunos estrangeiros virão morar de graça. Muitos intercambistas contam com bolsas de estudos e nenhum deles vem em condições financeiras tão ruins que não possam pagar pelo quarto de uma residência ou dividir despesas e vagas em repúblicas”, afirma Daniel Cantinelli Sevillano, assistente do Programa de Mobilidade Estudantil.

A Cori já dispõe de um cadastro de moradores que costumam disponibilizar vagas para estrangeiros e, depois de contatá-los, já garantiu 40 delas, faltando 85. Neste semestre, especialmente, a Universidade está recebendo 45 alunos dentro do Programa Emergencial Pró-Haiti em Educação Superior, criado para contribuir na reconstrução daquele país por meio da formação de recursos humanos e na reestruturação das instituições de ensino superior. São 38 homens e sete mulheres.

Daniel Sevillano explica que, além da Unicamp, as universidades federais de São Carlos e de Santa Catarina participam do acordo entre os governos brasileiro e haitiano. “Os estudantes vêm para uma graduação ‘sanduíche’ em diversas áreas – história, ciências sociais, matemática e física – com duração de ano e meio. Eles receberão bolsa de R$ 750 mensais da Capes. No primeiro semestre, farão um curso de português para estrangeiros e, depois, um ano de matérias de seus cursos. É possível que também passem por um curso sobre cultura brasileira, a fim de facilitar sua integração à comunidade”.

Os interessados poderão contatar o Programa de Mobilidade Estudantil pelos telefones (19) 3521-7284 e 3521-7989, ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Comentários