Região

Publicado: Segunda-feira, 9 de maio de 2016

Trilhas do Parque do Lago em Salto passam por restauração

Trabalho faz parte da revitalização do espaço turístico.

Crédito: AI/Salto Trilhas do Parque do Lago em Salto passam por restauração
Obras no Parque do Lago, em Salto

As trilhas, paralelos e guias do Parque do Lago, em Salto, passam por restauração nesta nova fase da revitalização do espaço turístico. Também será realizada a retirada do lodo que cobriu parte do lago após a enchente ocorrida no mês de março. O trabalho está sendo feito pelas secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente, como contrapartida da prefeitura.

Está em andamento ainda a ampliação do estacionamento do local, que contará com mais 92 vagas. O local recebe grama e pedrisco e a calçada ao redor foi concretada. Também está em andamento o estacionamento exclusivo para pessoas com deficiência.

Segundo a assessoria de imprensa de Salto, após liberação do recurso, que estava atrasado, pelo Governo do Estado de São Paulo a reforma e revitalização do espaço foi retomada em março e deverá ser entregue à população no mês de junho.

Além da restauração da trilha e da ampliação do estacionamento, estão sendo feitas no local rampas de acessibilidade; reforma com adaptação para acessibilidade dos sanitários; troca do telhado da lanchonete; reforma do piso e ampliação do alambrado da quadra poliesportiva; manutenção, drenagem e substituição do alambrado da quadra de areia.

Também foram instaladas três linhas de drenagem na Rua Padre Bento, que evitará o escoamento de terra e areia para o lago em dias de chuva, além da colocação de mais de mil metros lineares de cerca ecológica para inibir o acesso de capivaras ao interior do Parque. Já foram colocadas também as estruturas dos paineis informativos sobre a fauna do Parque do Lago.

O investimento mais expressivo da obra foi a construção de gabiões para conter a erosão e o avanço do Rio Tietê em direção ao lago. “Muito mais que uma obra de embelezamento, essa reforma do Parque do Lago é estrutural. Prova disso é que os gabiões feitos no local foram essenciais para evitar que o Rio Tietê destruísse o lago na enchente ocorrida em nossa cidade há mais de um mês”, disse o Prefeito Juvenil Cirelli.

As intervenções no Parque do Lago estão sendo feitas com investimento de mais de R$1,467 milhão em recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) e recursos próprios.

Comentários