Região

Publicado: Quarta-feira, 4 de maio de 2016

Tocha Olímpica será conduzida por atletas de renome em Indaiatuba

O símbolo dos jogos passará pela cidade no dia 21 de julho.

Crédito: Divulgação Tocha Olímpica será conduzida por atletas de renome em Indaiatuba
Pira com a Chama Olímpica acesa no dia 21 de abril, na Grécia

O Comitê Olímpico Brasileiro confirmou oficialmente à Prefeitura de Indaiatuba os primeiros quatro condutores selecionados para participar do revezamento da Tocha Olímpica em sua passagem pela cidade, no dia 21 de julho, entre 7h30 e 9h30. Armando Reis da Costa Camargo Filho, o Piá, Felipe Caltran, Humberto Panzetti e Nuno Narezzi foram os escolhidos.

Nesta etapa inicial, a escolha do Comitê teve como foco atletas de renome internacional que, além de terem em comum uma trajetória repleta de títulos brasileiros e mundiais, representaram a cidade em modalidades cujo município se destaca pelo histórico de vitórias e conquistas, englobando o ciclismo, a natação, a luta de braço e o motocross.

Todas as pessoas indicadas no Brasil inteiro ao Comitê Organizador Rio 2016 e aos programas dos patrocinadores passaram por ampla avaliação que incluiu não só a justificativa apresentada pelo proponente, mas também histórico pessoal, de saúde e até mesmo antecedentes criminais, em uma rigorosa apuração. A expectativa é de que novos participantes sejam confirmados para o trajeto em Indaiatuba, que deve contar com cerca de 25 condutores no total.

Confira abaixo o currículo dos atletas selecionados:

Armando Reis da Costa Camargo Filho, o Piá

Com 33 anos, Piá foi eleito o melhor ciclista do Brasil em 2005. Foi 19 vezes campeão brasileiro de pista, quatro vezes vice-campeão pan-americano, vice-campeão brasileiro de estrada, campeão do ranking brasileiro de pista e de estrada. Disputou vários campeonatos mundiais, integrou a Seleção Brasileira por três vezes nos Jogos Pan-americanos e por mais de dez vezes em outros campeonatos pan-americanos, foi duas vezes campeão do Circuito Esportivo 1º de Maio, campeão da Volta Internacional de Porto Alegre e vice-campeão da tradicional Prova Ciclística 9 de Julho. Participou ainda de provas internacionais de destaque como a Volta da Itália - Giro Baby e do Tour de San Luis, na Argentina, sagrando-se ainda campeão da prova 500 Milhas no Uruguai.

Felipe Caltran

Com apenas 18 anos e integrante da equipe de natação PCD ADI/Secretaria Municipal de Esportes, Caltran começou a se destacar no panorama nacional da modalidade em 2012, quando alcançou o título de campeão do Brasileiro Escolar. Desde então, em 2013 foi campeão do Brasileiro Absoluto nos 100m borboleta, em 2014 campeão e recordista brasileiro nos 200m livre e nos 200m medley e, em 2015, campeão e recordista brasileiro nos 200m livre, nos 200m medley e nos 100m peito.

Neste mesmo ano, nos Jogos Parapan-americanos de Toronto, obteve reconhecimento internacional ao alcançar a medalha de ouro nos 200m livre e a medalha de prata nos 100m peito, onde foi também recordista.

Humberto Panzetti

Com 55 anos, Panzetti é um nome de destaque na história mundial e nacional da luta de braço e do halterofilismo. Na luta de braço, foi 11 vezes campeão brasileiro, quatro vezes campeão sul-americano, campeão pan-americano, três vezes vice-campeão mundial individual e três vezes campeão mundial por equipes. No levantamento de peso básico em potência, foi quatro vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão sul-americano e obteve o 4º lugar no campeonato mundial. Já no levantamento olímpico, foi quatro vezes campeão brasileiro, duas vezes campeão sul-americano e garantiu o 3º lugar no campeonato pan-americano. Foi ainda três vezes recordista brasileiro e sul-americano no levantamento de peso básico.

Em sua carreira como atleta, já participou de 32 mundiais e competiu em 62 países. Como gestor público e administrador em entidades esportivas, está à frente da Secretaria Municipal de Esportes de Indaiatuba desde 2012, integra pela segunda vez o Conselho Nacional de Esporte e a Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, participa do grupo de trabalho para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional de Esporte na mesma pasta, é presidente da Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer (Asmel), membro do CREF-4 SP e recentemente passou a compor também o Conselho Assessor para a elaboração de um novo Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano (RDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU), o primeiro no mundo com o tema "Desenvolvimento Humano e Atividades Físicas e Esportivas".

Nuno Narezzi

Com 47 anos, Narezzi protagonizou a história do motocross brasileiro, integrando a equipe nacional ao lado de Rogério Nogueira e Cristiano Lopes que participou pela primeira vez, em 1997, do Motocross das Nações. Esta competição mundial é considerada a Copa do Mundo da modalidade e o piloto indaiatubano ainda voltaria a participar diversas da prova vezes ao longo de 20 anos de carreira profissional, disputando etapas na Europa, Estados Unidos e em toda a América do Sul.

Foi pentacampeão brasileiro e nove vezes campeão paulista de motocross, ajudando a projetar o nome de Indaiatuba em nível internacional. Além de mundiais de motocross, competiu também no mundial de supercross, variação da modalidade em que a pista é menor e mais radical. Atualmente é também empresário no ramo automobilístico e apoia inúmeras ações sociais no município.

O revezamento da Tocha Olímpica começa no Brasil no dia 3 de maio em Brasília e tem duração prevista de 95 dias, devendo alcançar 90% da população em todos os 26 estados do país mais o Distrito Federal, encerrando em 5 de agosto no Rio de Janeiro, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na abertura da competição, no Estádio do Maracanã. Cerca de 12 mil pessoas deverão conduzir a tocha durante o revezamento.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecem de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro e devem reunir cerca de 10.500 atletas de 206 países, em 306 provas de 42 modalidades. 

Comentários