Região

Publicado: Quinta-feira, 28 de julho de 2016

Teatro Castro Mendes sedia espetáculo sobre redes sociais

Apresentação acontece nos dias 4 e 5 de agosto.

Teatro Castro Mendes sedia espetáculo sobre redes sociais
Teatro recebe apresentação do espetáculo "Evento do Facebook"

Imagine assistir a um filme com os personagens em sua sala de cinema e toda equipe presente: diretor, cinematógrafo, contrarregras, editor de vídeo e de som. Agora imagine, além de tudo isso, que o filme também está sendo feito, editado, musicado e projetado na mesma sala, tudo ao mesmo tempo. Parece inusitado, mas o gênero que mistura teatro com cinema, cunhado no Brasil de Cinema em Cena, transformou-se em tendência no mundo todo a partir de 2014. Em Campinas, o público poderá conferir esta proposta no espetáculo "Evento do Facebook", que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, no Teatro Castro Mendes.

Fruto de projeto de conclusão de curso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), “Evento do Facebook” faz parte dessa tendência ao misturar cenas pré-gravadas e performance ao vivo. Idealizado e produzido quase inteiramente em Campinas, o filme foi contemplado em 2015 pela bolsa Aluno-Artista da mesma universidade. O projeto é produzido por artistas e estudantes e conta com Alex Huszar, que faz parte do elenco do filme "Que Horas ela Volta?", indicação brasileira ao Oscar deste ano. A direção de “Evento do Facebook” é de Mat Guzzo.

Cinema instalação

Na apresentação, o público é confrontado com a escolha de ter que escolher uma perspectiva a cada momento: de um lado, um estúdio-quarto no palco com a ação encenada e, do outro, a projeção de cinema da mesma cena. Um cinematógrafo faz a intermediação desses dois espaços, conectados em uma ilha de edição que fica também no palco. Isso busca expandir a experiência do cinema para além da tela.

O filme traz como tema a representação na internet e a presença cada vez mais intensa da rede social no cotidiano. Após ter sua conta do Facebook misteriosamente hackeada, o ator Alex é perseguido por seu duplo digital em telefonemas, relações sociais e até na vida real. Consumido por uma crise de identidade, o questionamento da realidade se torna inevitável. "Por meio da reflexão coletiva, o enredo é conduzido de forma explicativa e cômica ao avaliar as contradições da rede social", destaca o diretor.

Sobre o diretor

Nascido em Campinas, Mat Guzzo é artista visual, produtor e pesquisador. Formado em Comunicação Social - Midialogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), faz parte do Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização (Labcine) da Universidade Mackenzie. Seus trabalhos estão na interseção entre cinema, fotografia e design, tendo participado de festivais e exposições no Brasil e no mundo.

Serviço:
Exibição do cinema em cena “Evento do Facebook”
Dias: 4 e 5 de agosto
Horários: 4/8 - 18h e 21h; 5/8 - 17h e 20h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/nº, Vila Industrial)
Ingresso: R$20,00, R$10,00
Classificação indicativa: 14 anos

Comentários